Sabor do mês PD - carne

Coliseu do Porto recebe financiamento para projeto de digitalização cultural

Coliseu do Porto recebe financiamento para projeto de digitalização cultural

O Coliseu do Porto foi uma das entidades selecionadas para receber um financiamento da Comissão Europeia, no âmbito do programa “Horizonte Europa”, para um projeto de digitalização cultural, intitulado “PREMIERE – Performing arts in a new era: AI and XR tools for better understanding, preservation, enjoyment and accessibility”.

Segundo avança a Câmara Municipal do Porto, o projeto em causa reúne entidades portuguesas, espanholas, francesas, holandesas, gregas e cipriotas, num total de 12 parceiros.

O projeto “conseguiu obter um financiamento a 100%, ou seja, quatro milhões de euros, dos quais um milhão destina-se a Portugal, para digitalização cultural”, indica, destacando que o Coliseu do Porto agregou ainda a Medidata, o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Fórum Dança à participação.

A arrancar em outubro próximo, o “PREMIERE” pretende desenvolver e aplicar nova tecnologia, como inteligência artificial, realidade estendida (XR) e 3D, para a “criação, preservação, valorização e fruição do património europeu das artes performativas, nomeadamente do teatro e da dança”.

“Os parceiros portugueses vão percorrer o património e o arquivo de registos media dos anos 60, 70 e 80 e dar-lhes uma nova vida, fomentando novas atividades culturais acessíveis a todos, mesmo aqueles que não podem assistir ao vivo devido a barreiras como a distância geográfica ou motivos de saúde”, adianta ainda o município portuense.

No total, a Comissão Europeia recebeu 364 candidaturas ao programa de financiamento “Horizonte Europa”, 16 das quais de âmbito nacional.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem