PUB
Philips S9000

Coliseu do Porto está em “festa” e a prenda é uma programação especial

Coliseu do Porto está em

O ano de 2025 será marcado por uma série de eventos que assinalam o 30.º aniversário da Associação Amigos do Coliseu do Porto, um movimento popular que, em 1995, se mobilizou para preservar esta icónica sala de espetáculos.

Para celebrar este marco, o Coliseu Porto Ageas preparou uma programação diversificada, homenagens e novas iniciativas que reforçam a sua ligação à cidade e ao seu património cultural.

Um livro e um concerto para recordar 1995

Entre os momentos mais simbólicos das comemorações, destaca-se o lançamento de um livro que revisita, com detalhe, a história do verão quente de 1995, quando a população saiu às ruas para defender o Coliseu. Além disso, será realizado um concerto evocativo do espetáculo “Todos Pelo Coliseu”, onde algumas das maiores vozes da música portuguesa voltarão a subir ao palco, tal como aconteceu há três décadas.

José Mário Branco e o Clube de Teatro Ativista

Segundo a Câmara do Porto, outra das novidades para 2025 é o Clube de Teatro Ativista, lançado recentemente com o apoio do DST Group e orientado pelo ator Pedro Lamares. Esta iniciativa levará a arte e o ativismo às ruas, evocando o espírito da manifestação popular de 1995.

Na vertente musical, um dos momentos mais aguardados será o concerto de JP Simões, que interpretará temas de José Mário Branco, num tributo ao icónico músico português, a 23 de abril.

Dança, circo e competições internacionais

A dança e os ritmos urbanos ganham destaque em maio, com o evento “The Colosseum Battle & Night Groove”, organizado em parceria com MXM, de Max Oliveira. A arena do Coliseu transformar-se-á num palco de competição, onde bboys e bgirls que já participaram nos Jogos Olímpicos disputarão um espetáculo de breaking, hip-hop e locking, ao som de um DJ e com a avaliação de um júri internacional.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no segundo semestre, o teatro e o circo assumem um papel central. O público poderá assistir à estreia portuense de “Eu Quero é Andar de Carrinhos de Choque”, uma criação do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, que explora o circo como reflexo da identidade cultural, através do movimento e da experimentação artística.

Ópera e os 20 anos dos Concertos Promenade

O Coliseu Porto Ageas, uma referência na cena lírica nacional, apresenta dois espetáculos de ópera imperdíveis: “Die Fledermaus” (O Morcego), de Johann Strauss II, a 27 de fevereiro, e uma nova produção de “La Bohème”, de Giacomo Puccini, que estreia a 10 de outubro, sob a direção do maestro Ferreira Lobo, numa colaboração com a Ópera na Academia e na Cidade.

O ano de 2025 marca também os 20 anos dos Concertos Promenade, um ciclo dedicado a introduzir música clássica às novas gerações. Criado pelo Coliseu em 2005, este projeto mantém-se um sucesso, proporcionando experiências imersivas para famílias e jovens músicos.

Com direção artística de Cesário Costa, a nova temporada arranca a 23 de março, com a Sinfonia n.º 6 “Patética”, de Tchaikovsky, e inclui outras obras de referência, como “Sinfonia Fantástica”, de Berlioz, “Peer Gynt”, de Grieg, uma “Gala Puccini”, uma exploração da história do jazz e um concerto especial com Jorge Palma, onde o artista interpretará clássicos do seu repertório acompanhado por uma orquestra.

Eventos em parceria e festivais na agenda

A programação de 2025 inclui ainda colaborações com diversos festivais e projetos culturais da cidade, como o Shortcutz Porto (16 a 20 de junho), o DDD – Festival Dias da Dança, o IndieJúnior Porto, o Trengo – Festival de Circo do Porto e O Meu Primeiro FITEI. Os já tradicionais Mantras do Coliseu também regressam, reforçando a diversidade artística do espaço.

Para mais detalhes sobre a programação, basta visitar a página oficial do Coliseu Porto Ageas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4