No dia em que assinalou o seu 80.º aniversário, o Coliseu do Porto surpreendeu o público com o anúncio do lançamento do “Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses/Dança”, no valor monetário de cinco mil euros.
A distinção, que, de acordo com a empresa municipal Ágora, procura “promover talentos em duas áreas artísticas com forte impacto no panorama nacional”, será dedicada, em 2022, às artes circenses, no ano seguinte à dança e assim sucessivamente.
Podem candidatar-se ao prémio todos os profissionais das artes circenses ou da dança “que tenham completado até 30 anos de idade, inclusive, na data da atribuição [19 de dezembro de cada ano]”, refere a publicação. Entre eles, destaque para “intérpretes, coreógrafos, produtores, programadores, entre outros”.
Na área das artes circenses, o premiado será escolhido através de um júri composto por Isabela Cardinali, Israel Modesto, João Paulo Santos, Julieta Guimarães, Luís de Matos e Rui Paixão. Por sua vez, o júri que atribuirá o prémio na área da dança é composto por Ana Borralho & João Galante, Luísa Taveira, Max Oliveira, Miguel Ramalho, Olga Roriz e Susana Otero.
De referir que o “Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses/Dança” resulta de uma parceria entre o Coliseu do Porto e o Grupo Ageas Portugal.
Com esta iniciativa, o equipamento portuense pretende “premiar carreiras que estejam em fase de afirmação” e, assim, “cumprir aquele que deve ser um dos propósitos de uma casa de espetáculos: apoiar e suportar as trajetórias artísticas mais relevantes, mas também os talentos emergentes”, salientou Mónica Guerreiro, presidente do Coliseu Porto Ageas.
Todas as informações sobre o regulamento estão disponíveis aqui.