Sabor do mês PD - peixe

Clube dos Pensadores chega ao fim

Clube dos Pensadores chega ao fim

Começou em 2006 e, ao longo de quase 14 anos, realizou perto de 130 debates. O Clube dos Pensadores (CdP) chega agora ao fim.

A intervenção do CdP abrangeu debates, blogue aberto aos cidadãos, palestras, publicação de livros, artigos de opinião, comentário e análise política. Joaquim Jorge, o fundador do Clube, entende que “já não se justifica a sua existência”, numa altura em que “há debates para todos os gostos e feitios”. “Quando se iniciou, em 2006, havia uma enorme sede de participação dos cidadãos”, diz o responsável, em comunicado.

“O CdP procurou cumprir ao que se propôs: reivindicar o valor da conversação, do debate de ideias e da diversidade de opinião na presença das pessoas, sendo um espaço aberto e de reflexão como essência da democracia”, acrescenta o fundador do clube.

Joaquim Jorge diz que “lutou contra o desinteresse na política, pela aproximação entre os cidadãos e a política, procurando fazer ver que as pessoas queriam uma relação diferente com a política e os políticos”.

Ao longo destes anos passaram pelo CdP figuras ligadas à política: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Assunção Cristas, Miguel Cadilhe, Alberto João Jardim, Paulo Portas, Ana Drago, Miguel Relvas, Maria de Belém, Francisco Louçã, Marisa Matias, Garcia Pereira, Manuel Alegre, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Luís Filipe Menezes, Teixeira dos Santos, Vasco Cordeiro, entre outros; ligadas à justiça e advocacia: Cândida Almeida, Marinho Pinto; ligadas ao mundo empresarial: Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos; ligadas aos sindicatos: Arménio Carlos, Mário Nogueira; ligadas à ciência: Sobrinho Simões, António Barreto e Júlio Machado Vaz; ligadas ao desporto: Vítor Baía, Drulovic, Tiago Monteiro, Fernando Gomes, Herminio Loureiro; ligadas à música: Pedro Abrunhosa, Rui Reininho; ligadas à imprensa: Ricardo Costa, Vicente Jorge Silva, Manuel Carvalho, José Manuel Fernandes, José Leite Pereira, Manuel Tavares, entre outros.

“Tudo na vida tem um princípio e um fim. O Clube dos Pensadores foi um projeto de cidadania que agora chega ao seu final”, conclui Joaquim Jorge, que vai continuar a sua intervenção cívica através de uma plataforma de candidatura independente à Câmara Municipal Matosinhos em 2021.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes