CIN - Branco Perfeito

Clínica do Porto lança “primeiro projeto de unidades móveis dedicado ao sistema locomotor na Europa”

Clínica do Porto lança “primeiro projeto de unidades móveis dedicado ao sistema locomotor na Europa”

Desde o início de 2020, o primeiro ano pandémico, que a Clínica Espregueira Mendes – FIFA Medical Centre of Excellence, no Porto, leva assistência médica na área do sistema locomotor às cidades do interior do país. Trata-se do “primeiro projeto de unidades móveis dedicado ao sistema locomotor na Europa”, que chega já a 16 cidades portuguesas e que, em 2023, terá a sua primeira clínica em Espanha.

A ideia nasceu durante os anos 90, quando João Espregueira-Mendes, fundador da clínica portuense, participava num estágio na Clínica Mayo, nos Estados Unidos da América. “Estes tipos de unidades móveis já existiam lá, mas noutras especialidades”, partilhou, em conversa com a VIVA!, sublinhando que o projeto esteve adormecido “durante vários anos” e terá despertado com o “entusiasmo de um membro da equipa”.

Com este projeto, o também cirurgião pretende apostar numa “medicina de proximidade” e, assim, levar até ao interior uma clínica móvel com especialistas responsáveis por diagnosticar e tratar artroses e lesões das articulações, um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, quer pelo desgaste da idade quer por trauma de desporto.

“Queremos levar especialistas e tratamentos de medicina regenerativa, de última geração, às populações do interior”, reforçou.

A unidade móvel está equipada com duas salas de consulta, uma sala de espera e uma sala de tratamentos, “com fluxo laminar e equipamentos de última geração” e disponibiliza um médico e um enfermeiro, em presença física, e um especialista, online.

Para João Espregueira-Mendes, o balanço do projeto, há dois anos no terreno, é “claramente positivo”, uma vez que a clínica permite realizar “tratamentos injetáveis de medicina regenerativa (ortobiológicos) que atrasam ou podem mesmo evitar a cirurgia”.

Atualmente, a unidade móvel está presente nas cidades de Aveiro, Águeda, Amarante, Chaves, Oliveira de Azeméis, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Marco de Canaveses, Guimarães, Felgueiras e Braga e já atendeu cerca de dois mil utentes. No próximo ano, a Clínica Espregueira Mendes espera já cobrir “a região de Lisboa” e a “região centro e sul” e implementar a primeira clínica na vizinha Espanha.

Através da unidade móvel, disponível de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00, os doentes podem “usufruir de consultas com médicos pós-graduados e altamente especializados, nos referidos tratamentos para as articulações”, nomeadamente artrose, lesões das cartilagens, meniscos, ligamentos, tendões, osso, músculos, entorses, tendinites, entre outros.

Segundo adiantou o responsável, a primeira consulta de avaliação é gratuita, tendo, posteriormente, os utentes acesso a “consultas de muitas outras especialidades com um médico presente e, simultaneamente, um especialista online diferenciado na patologia em causa”.

Os cidadãos interessados em agendar consulta médica na unidade móvel da Espregueira-Mendes podem fazê-lo através do contacto telefónico 22 010 0112.

Esforço, formação de recursos humanos, investigação científica própria, trabalho académico e aposta no reconhecimento internacional são, de acordo com João Espregueira-Mendes, os critérios principais por detrás do reconhecimento, nacional e internacional, do nome da Clínica Espregueira Mendes – FIFA Medical Centre of Excellence.

A marca atingida, ao ser a primeira rede europeia de clínicas do sistema locomotor que trata artroses e lesões das articulações, acontece no âmbito de uma “especialização com mais de 95 anos, de três gerações focadas e dedicadas a servir doentes com patologias do sistema locomotor”.

De referir que as lesões articulares representam, segundo o médico, a “maior despesa em saúde no mundo atingindo, em Portugal, milhões de pessoas”, sendo o aumento contínuo da esperança de vida, a prática de exercício físico mal orientada e os acidentes as principais causas da doença.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=052022-peitodefrangorecheado&utm_campaign=sabordomes

Viva! no Instagram. Siga-nos.