Organizado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), o ClimateLaunchpad vai distribuir 17 mil euros pelas ideias vencedoras.
As candidaturas para o ClimateLaunchpad estão abertas até 8 de abril. Podem concorrer ideias de negócio relacionadas com tecnologias limpas (cleantech) aplicáveis a energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais.
Os projetos selecionados vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para “pitch” e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um “bootcamp” de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria e a apresentação do negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais, acrescenta o comunicado enviado às redações.
Esta é a terceira vez consecutiva que o UPTEC e a SPI promovem a competição em Portugal. “Nos últimos dois anos, a qualidade das ideias tem crescido e temos uma rede de parceiros cada vez mais alargada. A final internacional é o local certo para expandir redes de contactos e conhecer, conversar e trocar ideias com parceiros vindos dos mais de 35 países participantes”, afirma Cláudia Ribeiro da Silva, responsável pelo desenvolvimento de negócios tecnológicos no UPTEC.
A final nacional terá lugar no dia 7 de junho, no UPTEC. O vencedor da competição vai receber 10 mil euros; já o segundo e terceiro lugares vão ter um prémio de 5000 e 2500 euros, respetivamente. A final internacional vai decorrer em novembro, em local ainda a definir.
O ano passado, a iniciativa recebeu cerca de um milhar de candidaturas de 35 países. Desde que foi criada, candidataram-se mais de 2500 ideias, sendo que 111 startups receberam um investimento externo que ultrapassou os 15 milhões de euros.