‘Fã’ é a nova criação de Nuno Carinhas, com libreto de Regina Guimarães e música dos Clã, e é um espetáculo infantojuvenil que abre a programação do novo ano do Teatro Nacional São João (TNSJ). Estreia-se esta quinta feira, no Teatro Carlos Alberto (TeCA).
‘Fã’ guia-nos pela história de Sabina (interpretada por Maria Quintelas), uma rapariga que sonha ser cantora desde criança, mas que se vê acometida por uma crise de desesperança. Sara (Manuela Azevedo), a sua irmã e uma estrela rock, e Calu (Pedro Frias), o diretor de cena do Teatro, tentam convencê-la a perseguir a sua “quimera mais querida” mas, durante os ensaios, Luca (interpretado por João Monteiro) começa a pregar partidas a Sabina, deixando-a cada vez mais assustada: ora caem chapéus da teia, ora ouvem-se gargalhas do sub-palco, ora aparecem barcos e aviões de papel feitos com partituras.
‘Fã’ é um espetáculo que junta teatro, música e dança e o “lendário com o histórico e o avesso do cenário” e dá a oportunidade aos “supernovos e aos nunca irremediavelmente adultos de aprenderem mais sobre o teatro e todo o seu léxico e sobre amar aquilo que aprece imperfeito”, considera a autora do texto, Regina Guimarães.
O encenador do musical, Nuno Carinhas, também assume que se trata de um espetáculo sobre o “teatro, sobre a máquina teatral”, mas também sobre a “persistência”, “sobre o que é a interpretação” e “sobre o que é ser artista” desde o rock à representação e ao teatro da forma mais” pura e dura”.
A peça é dirigida a todos os públicos, “tanto aos mais jovens como aos mais adultos, desde que gostem de música”, considerou Nuno Carinhas, referindo que a mensagem que se vai tentar passar tem a ver com “algo espiritual”, com a “ligação desta vida a outra, que tem a ver com vários níveis de leitura sobre a existência”.
A nova produção do TNSJ estará em cena até 29 de janeiro, dia em que está prevista uma sessão em linguagem gestual portuguesa. Poderá ser vista à quarta e quinta-feira, às 11h, à sexta-feira, às 21h, ao sábado, às 16h e às 21h e ao domingo às 16h.
Os ingressos têm um preço de 10 euros para adultos e de cinco euros para os mais novos.
Segunda-feira 2 Janeiro, 2017
Clã sobem ao palco do Teatro Carlos Alberto
E se, em vez de criaturas cruéis e assustadoras, os fantasmas fossem apenas seres como nós que procuram amar e ser amados como “as estrelas do céu”? Luca é precisamente um desses fantasminhas, órfão de pai e mãe, que foi deixado num teatro e aí se apaixona por uma cantora em pânico que está prestes a estrear-se no palco onde ensaia.