PUB
Recheio 2024 Institucional

CITIES Forum 2020 debate no Porto o futuro urbano sustentável

CITIES Forum 2020 debate no Porto o futuro urbano sustentável

A Comissão Europeia, a DG Regio (Direção-geral das Políticas Regionais e Urbanas) e a Câmara do Porto organizam, nos dias 30 e 31 de janeiro, na Alfândega do Porto, o CITIES Forum 2020, dedicado ao tema “Juntos moldamos um futuro urbano sustentável”.

O evento é um ponto de encontro para todas as partes interessadas – aos níveis europeu, nacional e local – partilharem as suas realizações e refletir sobre o futuro do desenvolvimento urbano na Política de Coesão, incluindo o futuro da Agenda Urbana para a União Europeia.

“O programa do primeiro dia contempla oficinas na cidade do Porto, mostrando como este território trabalha soluções tecnológicas e lida com questões climáticas e ambientais em locais específicos da cidade. Em paralelo, está agendado um ‘CityLab’, dedicado ao desenvolvimento territorial equilibrado em relação com a renovação da Carta de Leipzig. As palavras de boas-vindas e a apresentação de palestrantes de alto nível serão seguidas por painéis de discussão sobre ‘Como a Iniciativa Urbana Europeia apoiará as cidades’ e ‘Moldar o futuro do desenvolvimento urbano sustentável, incluindo a Agenda Urbana para a União Europeia’”, avança o portal da Câmara do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, Ahmed Aboutaleb, presidente da Câmara de Roterdão, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, entre muitos outros, vão marcar presença no Fórum.

No segundo dia, o programa contempla vários workhops paralelos, que “permitirão a criação do seu próprio menu de oficina urbana e representantes de autoridades locais de diferentes estados-membros da União Europeia refletirão sobre os desafios atuais, partilhando também visões sobre os caminhos a seguir para uma melhor formulação de políticas e investimentos urbanos. Terão lugar diferentes sessões, destacando-se os progressos alcançados até agora pelas Parcerias da Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Nações Unidas e os vetores que guiarão a Iniciativa Urbana Europeia”.

O Fórum inclui ainda uma exposição para os participantes, onde as organizações e redes urbanas organizam mostras, envolvendo e fornecendo informações sobre os seus programas e iniciativas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil