Falta menos de um mês para o arranque de uma nova edição do Circo de Natal do Coliseu do Porto, um evento emblemático que se realiza na cidade desde 1941. A “viagem espacial (e especial), na maior pista de circo (em sala) da Europa” chega a 10 de dezembro e termina no dia 2 de janeiro.
No ano em que o Coliseu do Porto celebra 80 anos de vida, o Circo de Natal promete ser “ainda mais especial” e “arrojado”, proporcionando “uma experiência musical, visual e temática de grande envolvimento e impacto”.
Com números de técnicas circenses que aliam práticas do circo tradicional com a estética do circo contemporâneo, o Circo de Natal “abraça a sala com a música original de Rui Lima e Sérgio Martins (encomendada e composta para cada número), tocada ao vivo por um conjunto dirigido por Suse Ribeiro, num registo funk-electrónico-pop-rock sci-fi que nos transportará por ambientes futuristas e intergalácticos”, lê-se no comunicado.
Concebidas ao longo de vários meses, por mais de 60 pessoas, as diversas atuações terão em comum “uma paleta cromática presente nos vídeos desenvolvidos pela ESMAD-IPP, que apresentam e expandem os 15 números de circo, nos figurinos desenhados por Cláudia Ribeiro a partir da inspiração de seres em planetas imaginados, e na cenografia e nos adereços com a participação da Escola Artística Soares dos Reis”.
O espetáculo terá uma “explosão de luz, cor e som em torno da possibilidade de exploração de novos mundos”.
A cada atuação, o público será convidado a “visitar um novo planeta e o usufruir de diferentes sensações, on-line sempre presente a forma circular: em números aéreos (acrobacias com arco e bola de cristal, voos rasantes acima das cabeças do público), na pista ( roda alemã, malabarismo, palhaço), no palco (globo radical, um número com motorizadas), e em lugares inesperados da sala (funambulismo, grandes ilusões) que farão as cabeças mover-se em várias etapas”, completa.
As sessões do Circo de Natal vão decorrer de quarta-feira a domingo, em vários horários. O custo dos bilhetes varia entre os 8 e os 18 euros.