Sogrape

Cinema Trindade celebra 3.º aniversário

Cinema Trindade celebra 3.º aniversário

O Cinema Trindade foi inaugurado em 1913. Após quase duas décadas de inatividade, reabriu as portas à cidade a 5 de fevereiro de 2017. Para celebrar o seu terceiro aniversário, o histórico cinema do Porto preparou um programa especial a decorrer de 5 a 16 de fevereiro (data do início das sessões públicas).

As comemorações do terceiro aniversário do regresso do Cinema Trindade vão incluir antestreias diárias, a exibição de sete documentários e a presença de quatro realizadores.

O responsável, Américo Santos, declarou à agência Lusa que a programação deste 3.º aniversário assume o “perfil de festival de cinema”.

“É um momento único, uma oportunidade para dar mais consistência, mais visibilidade aos filmes e uma forma de o nosso público ter acesso a filmes que estão além das estreias tradicionais”, disse o responsável, citado pelo Notícias ao Minuto.

A programação vai seguir quatro segmentos: ‘Antestreias’, ‘Realizador em foco’, ‘Portugal Cinema’ e ‘Doc-Cinema’.

No eixo “Antestreias”, serão apresentados filmes como ‘A vida invisível’, de Karim Ainouz (quarta-feira, 21h30), ‘Family Romance LLC’, de Werner Herzog (quinta-feira, 21h30) e ‘Chico: Artista Brasileiro’, de Miguel Faria Júnior (sexta-feira, 21h45).

No sábado e domingo serão exibidos, respetivamente, ‘Matthias e Maxime’, de Xavier Dolan, e de ‘Os Miseráveis’, de Ladj Ly.

Seguem-se ‘O que arde’, de Oliver Laxe (dia 10), ‘Liberte’, de Albert Serra, (dia 11), ‘Arto Lindsay 4D’, de André Lavaquial (dia 12) e ‘O Lago dos Gansos Selvagens’, de Yi’nan Diao (dia 13), sempre às 21h30.

‘Retrato de uma rapariga em chamas’, de Céline Sciamma, é projetado na sexta-feira, ‘Vidas Duplas’, de Oliver Assayas dia 15 e, no domingo, dia 16, o Trindade exibe ‘J.T. LeROY’, de Justin Kelly.

O ‘Realizador em foco’ é o brasileiro Karim Ainouz, cuja antestreia do filme ‘A Vida Invisível’ marca o arranque das comemorações do cinema. Vão ser ainda exibidos ‘Praia do Futuro’, “Madame Satã’, ‘O Abismo Prateado’, ‘Aeroporto Central THF’, ‘Viajo porque preciso, volto porque te amo’.

O ‘Portugal Cinema’ vai apresentar filmes como ‘Alis Ubbo’, de Paulo Abreu, ‘Patrick’ de Gonçalo Waddington, ‘Para além das montanhas’, de Aya Koretzky e ‘Mosquito’, de João Nuno Pinto.

O 4º e último eixo da programação é Doc’s Cinema, uma secção formada por filmes sobre o universo do cinema, que constroem uma visão singular sobre obras e autores fundamentais da história do cinema. Serão exibidos, entre outros, ‘O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu’, de João Botelho, ‘Chantal Akerman de Cá’, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira, ‘Sacavém’, de Júlio Alves e ‘Belair’, de Bruno Safadi e Noa Bressane.

O Cinema Trindade reabriu as portas à cidade a 5 de fevereiro de 2017, com duas salas, sessões diárias e uma programação que dá destaque ao cinema de autor e independente, sem esquecer os filmes dos grandes estúdios.

Foto: Cinema Trindade

https://viva-porto.pt/cinema-trindade-3o-aniversario/
PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobompouparassim&utm_campaign=institucional