O programa quinzenal “Seleção Nacional”, promovido pelo Batalha Centro de Cinema e dedicado ao cinema português, retoma em janeiro com uma nova equipa de curadores. Os responsáveis pela programação desta edição são Carlos Natálio, professor e crítico de cinema; Joana Gusmão, produtora e programadora; e Luísa Sequeira, cineasta e programadora.
O foco desta temporada está na exploração dos diferentes universos e transgressões do cinema nacional, abrangendo produções de épocas distintas. O primeiro tema escolhido, intitulado “Subsolos”, concentra-se em géneros menos comuns no panorama cinematográfico português, como o fantástico, o terror e o sobrenatural. Este segmento destaca obras que, utilizando os códigos destes géneros, abordam temas cruciais para compreender as dinâmicas sociais, as comunidades e a psique do país.
A abertura acontece a 8 de janeiro, às 21h15, com a exibição de “A Dança dos Paroxismos”, uma obra do cinema mudo dirigida por Jorge Brum do Canto. A sessão contará com música ao vivo pelo grupo experimental Ilusão Gótica, composto por membros da banda Conferência Inferno.
No dia 22 de janeiro, quarta-feira, às 19h15, será apresentado o filme “Mal Nascida”, realizado por João Canijo e protagonizado por Anabela Moreira e Gonçalo Waddington.
O capítulo “Subsolos” prolonga-se até abril, com uma programação que incluirá obras de cineastas como Barbara Vírginia, Luís Noronha e Solveig Nordlund, entre outros nomes relevantes.