RECHEIO 50 ANOS

Cinema Estúdio volta a abrir portas

Cinema Estúdio volta a abrir portas

Mais de 20 anos depois de ter encerrado ao público, o antigo Cinema Estúdio, inserido no complexo do Perpétuo Socorro, voltou a abrir portas. O momento aconteceu na última sexta-feira, 1 de outubro, data em que se assinalava o Dia Mundial da Música, com um concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

A agora designada Sala Estúdio Perpétuo vai passar a acolher propostas que vão desde a música ao cinema, passando pelo teatro e exposições, sem esquecer, claro, a vertente educativa que está na sua génese.

Em causa está um espaço que é considerado “uma das principais salas de espetáculo” da cidade do Porto e que, de acordo com Fernando Gomes Perpétua, diretor executivo do Perpétuo Socorro, não podia “estar fechada”. É uma sala que “tem de estar aberta, a produzir, a oferecer serviço público cultural à cidade”, indicou, explicando que a reabertura do antigo Cinema Estúdio surge na sequência de um “processo de refundação da instituição”, que envolve a “reabilitação do seu edificado” e a “reorganização administrativa e financeira”.

Não sendo um “tesouro” à vista de quem passa na Rua de Costa Cabral, como indicou Carolina Rufino, coordenadora de produção e programação, a sala pretende “estar aberta à comunidade”, num espaço de “partilha, de encontro”. “Em conjunto, queremos ter uma dinâmica ativa, dentro dos vários quadrantes de todas as áreas culturais, desde uma vertente mais clássica até propostas mais contemporâneas”.

O diretor executivo do Perpétuo Socorro acredita que a reabertura será “um momento absolutamente marcante” na história da cidade e da comunidade, que passará a ter uma “relação mais intensa” com a Sala Estúdio Perpétuo.

“Queremos que o Perpétuo Socorro seja um polo importante nesta zona alta da cidade do Porto, oferecendo estes serviços educativos, culturais, mas também sendo dinamizador de outras atividades. Não podemos estar fechados sobre nós próprios”, sublinhou Fernando Gomes Perpétua, citado pelo Porto..
A Sala Estúdio Perpétuo passa agora a ter uma “programação regular”.

Fotografia: Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes