PUB
Pingo Doce Natal2

Cinema da Batalha tem novos filmes “míticos”: literalmente

Cinema da Batalha tem novos filmes

O Batalha Centro de Cinema acaba de inaugurar um novo ciclo temático com o título “Mitologias: Lugares Sagrados, Tempos Míticos”, que contempla 13 filmes e duas instalações artísticas.

De acordo com a Câmara do Porto, a curadoria deste programa está a cargo de Eduarda Neves (especialista em teoria e crítica de arte contemporânea), Maximiliano Cruz (curador) e Ricardo Braun (dramaturgo e encenador). 

A proposta passa por explorar as crenças e os mitos que estruturam as sociedades, ao analisar como estes moldam comportamentos, instituições e a identidade coletiva.

O programa inspira-se no poder das mitologias de atravessar barreiras temporais e espaciais, sendo que desta histórias que percorrem desde cosmologias ancestrais até às manifestações contemporâneas do sagrado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como refere a mesma fonte de informação, nesta iniciativa, o cinema é apresentado como uma ferramenta única para reinterpretar mitos, tornando-os um espelho das complexidades e dilemas da atualidade.

Entre os filmes exibidos, há obras de realizadores como Apichatpong Weerasethakul, Federico Fellini, João César Monteiro, John Ford, Paz Encina, Samira Makhmalbaf e Satyajit Ray. Estas produções abordam questões sociais, políticas, ecológicas e tecnológicas e incentivam o público a refletir sobre os desafios do mundo atual.

Além do foco em temas universais, o ciclo inclui sessões familiares que tornam estas reflexões acessíveis a públicos de todas as idades. No dia 7 de dezembro, será exibido “Siroco e o Reino das Correntes de Ar”, de Benoît Chieux, enquanto a 11 de janeiro é a vez de “Cuidando do Sol”, de Catalina Razzini.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3