Falar no Porto é, não raras vezes, falar em prémios internacionais. Que o diga o Cinema da Batalha, que voltou a ser distinguido com um grande prémio: o Palmarés Architecture Aluminium Technal 2024.
De acordo com a Câmara do Porto, o projeto desenvolvido, chamado “Batalha Centro de Arquitetura”, foi levado a cabo pelo Atelier 15, sendo da autoria dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.
Este foi distinguido na categoria de “Reabilitação”, sendo que a atribuição dos prémios foi feita em Espanha, mais concretamente em Madrid. Ao todo, houve sete projetos premiados, enquanto outros nove receberam menções honrosas.
Na categoria “Reabilitação”, dois projetos receberam o prémio: a renovação do Cinema da Batalha, no Porto, e o projeto Gomila Mallorca, em Palma de Maiorca, desenvolvido pela MVRDV em parceria com a GRAS Reynés Arquitetos.
Uma novidade deste ano foi a inclusão da sustentabilidade como critério de avaliação, ao salientar a importância de desenvolver projetos inovadores que contribuam para a descarbonização da arquitetura.
Recorde-se que a reabilitação do Batalha Centro de Cinema já foi premiada noutras ocasiões. Em 2023, o projeto foi reconhecido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria “Impacto Social”, atribuído ao Município do Porto.
Durante a mesma cerimónia em Lisboa, a remodelação do Mercado do Bolhão, projetada pelo arquiteto Nuno Valentim, foi premiada pela intervenção de uso comercial e de serviços. Ainda sobre o Cinema da Batalha, vale referir que, tal como a VIVA noticiou, há atividades gratuitas a acontecer esta sexta-feira, dia 8 de novembro.