CIN - Branco Perfeito

Cinema Batalha revela programação ainda este mês

Cinema Batalha revela programação ainda este mês

O Batalha Centro de Cinema vai reabrir portas em dezembro, após três anos de obras de reabilitação. Mas, a programação da primeira temporada, a decorrer até julho de 2023, missão e valências serão conhecidas ainda no decorrer do mês de setembro.

A informação foi recentemente avançada pela Câmara Municipal do Porto, que aponta o anúncio da programação para o dia 28, data em que serão lançadas também as plataformas de comunicação do novo centro cultural da cidade.

“Quem passa pela Praça da Batalha já pode ver grande parte da fachada da histórica casa de cinema que o município vem reabilitando, num trabalho minucioso que estará plenamente concluído antes do final do ano”, referiu ainda a autarquia, na nota divulgada.

A instituição, recorde-se, pretende “promover o conhecimento e a fruição cultural através do cinema e da imagem em movimento”.

Na abertura, como já havia sido anunciado, será projetado o filme “A Sibilia”, de homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís, marcando, assim, o regresso do grande ecrã do Batalha.

Arrendado pelo município portuense por um período de 25 anos, o Cinema Batalha vai ser devolvido à cidade mais de uma década após o seu encerramento, retomando a sua função cultural centrada no cinema.

As obras de reabilitação do edifício correspondem a um investimento municipal de cerca de 5 milhões e 170 mil euros. O orçamento, recorda a Câmara do Porto, contemplou os trabalhos de restauro dos frescos de Júlio Pomar, assim como algumas imprevisibilidades tais como a necessidade de reforço de elementos estruturais, o aparecimento de fibrocimento nas coberturas e palco, a descoberta de um poço enterrado que continha hidrocarbonetos, e ainda a falta de materiais e algumas alterações ao projeto solicitadas pela Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC).

Foto: Filipa Brito

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem