O Fantasporto vai decorrer de 22 de fevereiro a 6 de março no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, e na abertura oficial, no dia 26 de fevereiro, apresentará a antestreia mundial de “Gelo”, de Luís e Gonçalo Galvão Teles. Nicolau Breyner será o homenageado português desta edição.
“É na América Latina que estão a aparecer os novos nomes, as descobertas, aqueles que de facto vão dar que falar. Isso e também, curiosamente, nos países de Leste [da Europa] em que polacos, húngaros, russos, que já no ano passado marcaram uma presença muito forte no Fantasporto, voltam a marcar presenças muito significativas neste festival”, afirmou Mário Dorminsky, na conferência de imprensa de apresentação do evento.
Para a edição de 2016 foram selecionados filmes de 40 países, de um total de 67 nacionalidades que concorreram.
Galvão Teles, que vai estrear o filme realizado “a quatro mãos” ou de forma “bicéfala” com o filho, tendo a espanhola Ivana Baquero (do “Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro) e Afonso Pimental, Albano Jerónimo e Ivo Canelas no elenco, disse tratar-se de um “filme de atores, um filme de imaginação, um filme de descoberta, que pede ao espetador que viva duas vidas numa vida só”.
A também diretora do festival Beatriz Pacheco Pereira sublinhou a importância que vai ser dada à relação entre o cinema e a música ao longo da programação do evento e recordou que, entre os filmes que participam no festival, são abordadas temáticas como as migrações, o desenraizamento, a juventude e a violência.
O júri da secção Fantástico é composto por Ate de Jong, Romain Basset, Drew Casson, Marc Carreté e Mark Murphy, enquanto o júri da Semana dos Realizadores é constituído pelo vencedor do grande prémio do Fantasporto do ano passado, Károly Mészáros, o português Luís Diogo e Ernesto de Nova.
Nesta 36ª edição estará também em destaque a obra do realizador macedónio Micho Manchevski, prémio carreira deste ano.
O Pré-Fantas tem início a 22 de fevereiro com a exibição de “Dust”, de Manchevski, a primeira das quatro obras da retrospetiva do trabalho do realizador, que virá ao Porto participar do Festival.
O Fantasporto encerra com “Before the Rain”, também de Manchevski, Leão de Ouro em Veneza em 1994 e nomeado aos Óscares, e será apresentado pelo próprio realizador.