
Depois de uma paragem forçada, devido à pandemia de covid-19, o Cineclube do Porto regressa à Casa das Artes, a partir de 16 de julho, com programação regular, que contará com uma seleção filmes sobre a pausa e a quebra na rotina.
Ao todo, serão exibidos “cinco filmes cujas narrativas se desenvolvem ou culminam com a deslocação das personagens para um local que não é o seu meio-ambiente”.
O arranque acontece com a exibição do filme “Bacurau”, dos brasileiros Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, “largamente inspirado nos westerns”.
A 18 de julho será apresentado “O Verão de Skylab”, de Julie Delpy, uma reunião de família que serve de retrato das contradições de uma França do final dos anos 70.
Por sua vez, na semana de 23 e 25 de julho, será exibido, respetivamente, “Frankie”, filmado em Portugal pelo norte-americano Ira Sachs, sobre a viagem final de uma famosa atriz com a sua família e amigos, e “Sorrisos de uma noite de verão”, a comédia de Ingmar Bergman livremente inspirada na peça de William Shakespeare Sonho de Uma Noite de Verão.
A fechar o mês, no dia 30 de julho, o destaque vai para “Viagem em Itália”, de Rossellini, onde um casal aproveita uma viagem a Nápoles para refletir sobre o estado da sua relação.
De acordo com as novas regras associadas ao combate à pandemia da covid-19, o Cineclube informa que, o uso de máscara é obrigatório no interior da Casa das Artes e durante a duração total do filme.
Os lugares serão marcados e com um lugar de intervalo entre os espectadores, exceto se forem coabitantes.

Foto: Direção Regional de Cultura do Norte