Construir uma plataforma aberta e dinâmica de ideias e soluções viáveis para combater o progresso ou os efeitos das alterações climáticas. É este o objetivo do The Porto Protocol, iniciativa à qual se juntou o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP).
Nasceu do mundo dos vinhos mas transformou-se num compromisso para proteger o clima. The Porto Protocol conta agora com o contributo do CIIMAR, que apresentou o projeto “Nature Based Solutions” (soluções baseadas na natureza), focado na gestão da água e promoção dos serviços dos ecossistemas através de Telhados/Coberturas Verdes e Ilhas Flutuantes.
“A forma de nos adaptarmos às alterações climáticas e mitigar os seus efeitos é através do uso de tecnologia, trabalhando com a Natureza e em projetos colaborativos”, explicou ao portal de notícias da U.Porto Cristina Calheiros, investigadora do CIIMAR e líder do projeto.
As coberturas verdes (aplicadas a edifícios) e as ilhas flutuantes (aplicadas a massas de água) são duas soluções baseadas na natureza que, em contexto urbano, desempenham papéis importantes em relação aos serviços e funções do ecossistema, já que se mostram “relevantes para apoiar as boas práticas de aplicação desses sistemas e contribuir para uma estratégia de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, especialmente em áreas costeiras onde as informações são escassas”.
“A abordagem apresentada pelo CIIMAR ao The Porto Protocol define assim desafios ambientais e de sustentabilidade, contribuindo para um uso integrado dos recursos aquáticos e mitigação do impacto das atividades humanas nos ecossistemas, com potencial de valorização económica a nível nacional e internacional”, acrescenta o portal da U.Porto.
De recordar que o CIIMAR está a desenvolver, desde há alguns anos, um sistema inovador de remoção de poluentes da água salgada, constituído por uma “ilha flutuante” de cortiça e plantas. No âmbito deste trabalho, foi já instalado um pequeno “arquipélago” de cinco ilhas ao largo das marinas do Terminal de Cruzeiros de Leixões e de Leça da Palmeira.
Foto: U.Porto