De acordo com a autarquia portuense, investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão a trabalhar numa solução inovadora que pretende transformar o transporte marítimo em pequenas embarcações.
Supostamente, o objetivo passa por criar um sistema que permita a produção e armazenamento de combustíveis sustentáveis diretamente a bordo, abrangendo principalmente barcos recreativos e pesqueiros, que representam a maior parte da frota nacional.
Denominado GREENSHIP_E, o projeto é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pretende impulsionar a adoção de tecnologias que eliminem emissões de carbono na navegação. O foco está no desenvolvimento de um mecanismo capaz de gerar e armazenar hidrogénio puro, evitando a necessidade de volumosos depósitos externos de combustível.
“Uma etapa fundamental para a criação de um barco autónomo, fiável, seguro e com zero emissões poluentes”. Foi assim que Alexandra Rodrigues Pinto, investigadora da FEUP, descreveu a iniciativa ao portal da Universidade do Porto.
O projeto reúne profissionais de diferentes áreas, incluindo membros de quatro unidades de investigação da FEUP (CEFT, LEPABE e LSRE-LCM, que integram o laboratório associado ALiCE), além de equipas do SYSTEC e do INESC TEC.