
O AquaPorto 2018, que começa esta sexta-feira e se prolonga até domingo, leva ao Parque da Cidade um alerta global para as alterações climáticas, através de 130 atividades científicas, pedagógicas e lúdicas, desenhadas para toda as idades e de acesso gratuito.
“Pelo Planeta, Mãos à Água” é o lema do maior evento sobre água e ciência realizado em Portugal, que acontece pela quinta vez no Porto. É também uma forma de assinalar o Dia Nacional da Água e de assumir as alterações climáticas como o maior problema ambiental do século XXI.
O programa é composto por 130 atividades, realizadas por 55 parceiros no Parque da Cidade do Porto. A iniciativa promove 25 horas de ciência divertida ao mesmo tempo que sensibiliza para as medidas que podem mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas sobre o setor da água.
As atividades a desenvolver visam assim levar à ação através da mudança de comportamentos diários, contribuindo para que cada vez mais crianças, jovens e adultos percebam que o Planeta vive uma situação-limite como resultado das alterações climáticas e que está na mão de todos agir e, assim, ajudar a inverter a situação.
Resultantes de parcerias estabelecidas com universidades, centros de I&D, entidades governamentais, autarquias, entidades gestoras da água, centros de educação ambiental, fundações e associações e, ainda, empresas de ciência e lazer, as atividades estarão organizadas segundo 20 zonas temáticas, nomeadamente:
– Aqua Ciência: experiências de caráter científico relativas à água e às alterações climáticas;
– Aqua Parceiros: tendas onde marcas apresentam atividades que unem saber e animação;
– Aqua Cultura: zona reservada a formas de expressão artística e cultural;
– Aqua Proteção: área onde os vários agentes de proteção de pessoas e bens (Exército, PSP, GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, Capitania do Porto do Douro, Bombeiros e INEM) vão demonstrar as tarefas que realizam no seu dia-a-dia;
– Tenda Águas do Porto: espaço da entidade organizadora do evento, onde, entre outras coisas, será possível ver uma maqueta exemplificativa das etapas do ciclo urbano da água;
– Aqua Show: palco para performances de música, teatro e dança que expressam a preocupação com a água e o ambiente;
– Aqua Fun Zone: local atividades de lazer, desportivas e radicais, jogos tradicionais e animação, destinado essencialmente às crianças e jovens.