“Depois de Bruxelas, Bolonha, Atenas, Milão, Liège e Toulouse, chega assim a vez de o Porto organizar esta iniciativa com forte impacto no turismo e na cultura científica internacional, que constitui também uma promoção do potencial do Porto para a realização de eventos internacionais, devido à notoriedade da EURASC e ao prestígio dos seus membros”, explica, em comunicado, a estrutura portuguesa associada à organização do evento.
As questões relacionadas com a ética serão alvo de duas palestras, uma por Claude Debru, historiador e filósofo francês, que se debruça sobre as ciências da vida e da medicina, e outra por Rui Nunes, que falará sobre ciência, ética e bioética, analisando diversos aspetos polémicos relacionados com a temática, dos direitos individuais à vertente legal, passando pela perspetiva moral e outras.
A abertura do encontro será feita pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pelo presidente da EURASC, Claude Debru.
A iniciativa está agendada para os dias 27 e 28 na Casa do Infante, e inclui uma palestra sobre os desafios das ciências dos materiais a propósito da influência biológica das nanopartículas, pelo professor João Rocha do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.
Quinta-feira 20 Novembro, 2014
Ciência e Ética em discussão no Porto
A Academia Europeia das Ciências (EURASC) promove, no final deste mês, no Porto, a iniciativa «O futuro da Ciência no Séc. XXI: Ciência e Ética», que contará com a presença de vários investigadores e cientistas internacionais.