
Investigadores do Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal marcam presença no Congresso Internacional do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), que decorre no Instituto Universitário da Maia até sábado, dia 2 de fevereiro.
De acordo com o diretor do CIDESD, Jaime Sampaio, o panorama atual das Ciências do Desporto é extremamente desafiador e motivante.
“O desenvolvimento tecnológico tem potenciado o aparecimento de investigação cada vez mais holística, permitindo que se formulem novas perguntas e que sejam as academias, em conjunto com as comunidades, a procurar as melhores soluções. Desta forma, é ultrapassado o eterno problema da transferência do conhecimento, porque ele é simultaneamente criado e absorvido pela sociedade. O congresso do CIDESD certamente espelhará esta perspetiva”, refere o responsável.
O programa, que teve início do último dia de janeiro, inclui uma variedade de conferências proferidas por especialistas nacionais e internacionais, seis workshops e um simpósio sobre exercício para pacientes em hemodiálise.
O último dia do Congresso será focado na investigação em torno do futebol e conta com os contributos de Javier Fernández, do FC Barcelona, Hugo Folgado, da Universidade de Évora, João Brito, da Federação Portuguesa de Futebol e Ian Rollo, do Gatorade Sports Science Institute.
Ao todo, são esperados mais de 300 participantes, provenientes de sete países da Europa.
«A colaboração é a nova competição. O Congresso do CIDESD vai permitir que as investigações façam um ponto de situação sobre os seus projetos e tracem novas parcerias internacionais que facilitem o seu desenvolvimento. É sempre esse o nosso grande objetivo, que o Congresso seja um marco referencial no desenvolvimento dos investigadores e das instituições», conclui.