PUB
Recheio 2024 Institucional

Cidades europeias unem esforços para liderar a transformação digital

Cidades europeias unem esforços para liderar a transformação digital

A declaração política em que uma rede de cerca de 60 cidades da EUROCITIES, incluindo o Porto, se compromete a conjugar esforços para impulsionar a transformação digital sustentável nas cidades e nas comunidades da União Europeia foi assinada sexta-feira, no âmbito do Cities Forum 2020, evento que teve lugar na Alfândega do Porto.

Numa altura em que as cidades são confrontadas com um leque cada vez maior de desafios, a declaração “constitui um passo importante no lançamento da ‘forma europeia’ de transformar digitalmente as cidades e as comunidades. Esta abordagem assegurará a liderança tecnológica da UE, respeitando os valores e a diversidade europeus, bem como os direitos digitais dos indivíduos”, assinala o texto que mereceu o consenso, até ao momento, de 20 cidades europeias, entre as quais, a do Porto, Madrid, Barcelona, Roterdão, Sevilha, Florença, Zagreb ou Eindhoven.

Segundo o portal de notícias da Câmara do Porto, o documento refere ainda que o incentivo à utilização de soluções digitais, “aprovadas conjuntamente, pelas regiões, as cidades e as comunidades”, contribuirá para “colmatar o fosso digital e reduzir as desigualdades, para uma coesão territorial mais forte”. Prevê-se, assim, “a implantação e a expansão de plataformas abertas, interoperáveis, intersetoriais e transfronteiriças”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De salientar que esta declaração “não dissocia este necessário de transformação digital do cumprimento dos objetivos das cidades para a agenda climática e para a redução da pegada ambiental”.

Está prevista a criação, até ao final deste primeiro trimestre, de um conselho de direção de governação a vários níveis para fazer avançar com todos compromissos expressos na declaração e assegurar o seu cumprimento até 2025. “Este conselho de direção reunirá forças e recursos e melhorará o diálogo e a colaboração entre as partes interessadas, a fim de impulsionar a transformação digital sustentável das cidades e das comunidades”, conclui a declaração.

Antes da sessão de assinatura da declaração, num painel que procurava “demonstrar o que é que as cidades já têm feito pela transformação digital, em que ponto estão e, ainda, para onde pretendem ir”, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, responsável pelo pelouro da Inovação e Ambiente, assinalou o trabalho que o Município tem feito através da Associação Porto Digital, “em dois domínios: no domínio das infraestruturas, permitindo que praticamente toda a cidade esteja coberta com rede wi-fi nos espaços públicos (além de milhares de quilómetros de fibra ótica); e no envolvimento das startups na procura de soluções inovadoras”, aponta o Porto..

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem