CIN - VinylMatt

Cidade do Porto tem mais uma horta comunitária

Cidade do Porto tem mais uma horta comunitária

A Horta de Paranhos é a sexta horta do Município da Porto e conta com 32 talhões para cultivo em modo biológico.

As hortas urbanas têm despertado um interesse crescente da população, nomeadamente pelo reconhecimento como espaços de promoção do ambiente, da saúde e um espaço de socialização.

Situada junto à Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (na Rua do Arquiteto Lobão Vital), a nova horta comunitária da cidade foi inaugurada na passada sexta-feira, estando já “preparada para ver nascer todo o tipo de produtos hortícolas concebidos pelas mãos dos mais diversos agricultores urbanos”.

Aos munícipes será dada uma formação na área da agricultura biológica. As sessões, realizadas em parceria com a LIPOR no âmbito do projeto Horta à Porta, pretendem ensinar noções de conservação do solo, da água e dos recursos para um desenvolvimento de uma horta mais sustentável e funcional.

“Nós tentamos ao máximo que as práticas de agricultura sejam o mais sustentáveis possível. Portanto, a formação é obrigatória para quem faz parte do projeto Horta à Porta. Tem a componente de compostagem caseira e a componente de agricultura biológica como forma de incentivar à melhoria das práticas agrícolas, para que também depois a qualidade dos alimentos seja aquilo que realmente pretendemos que os nossos cidadãos tenham”, explica Susana Freitas, técnica superior da LIPOR.

Cada talhão dispõe de um contentor de compostagem, onde os munícipes poderão depositar os resíduos orgânicos que trouxerem de casa, com a ajuda de um recipiente de recolha seletiva fornecido durante a inauguração.

O espaço conta ainda com uma casa agrícola, onde os horticultores podem deixar as suas ferramentas devidamente guardadas, e acessos individuais a água para a rega.

Com a abertura da horta municipal de Paranhos, o Município do Porto disponibiliza aos seus munícipes um total de 176 talhões municipais, numa área cultivada de aproximadamente 4.500 metros quadrados, aos quais se somam mais 270 talhões de instituições privadas, salienta a autarquia.

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes