
O prémio de “Destino Gastronómico do Ano 2024” foi atribuído à cidade do Porto. A Invicta foi distinguida pela Revista de Vinhos, que destaca as melhores entidades no campo dos vinhos, gastronomia e enoturismo, desde 1996.
De acordo com a Câmara do Porto, a cerimónia de entrega teve lugar na semana passada, na Alfândega do Porto, com a vereadora do Turismo e Internacionalização a receber o prémio em nome da cidade.
Este prémio foi entregue durante a 28.ª edição da gala “Os Melhores do Ano”, onde o presidente da Câmara, Rui Moreira, também foi presenteado com o Prémio Homenagem, em reconhecimento do seu trabalho em áreas como a reabilitação urbana, o turismo e a gastronomia.
Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização, expressou a sua satisfação pelo reconhecimento, ao destacar que a gastronomia é (e tem sido) um dos principais atrativos turísticos do Porto.
“No Porto, combina-se o melhor da tradição com a inovação contemporânea. Desde os pratos históricos, recheados de sabor e cultura, até à alta cozinha de chefs premiados com estrelas Michelin, a cidade oferece uma miscelânea de sabores e experiências que a tornam única” – acrescenta a própria.
Outros prémios recentes do Porto no setor da gastronomia
Recentemente, o Porto também foi eleito o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa pelos World Culinary Awards, outro prémio que também reflete o sucesso deste setor na cidade Invicta.
Além disso, como recorda a autarquia, o Porto foi convidado a participar como convidado internacional no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um dos mais prestigiados eventos gastronómicos do Brasil.
Uma prova de mérito aos esforços do Porto, enquanto destino de excelência em termos gastronómicos, é o facto da cidade ter sido escolhida para sediar a gala do Guia Michelin, já no dia 25 de fevereiro de 2025.