Bairro Feliz - PD

Cidade do Porto entre os destinos turísticos mundiais que melhor enfrentaram a pandemia

Cidade do Porto entre os destinos turísticos mundiais que melhor enfrentaram a pandemia

O índice de desempenho de destino da responsabilidade da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) colocou a cidade do Porto como um dos que teve um melhor comportamento durante o período da pandemia e que melhor se preparou para a retoma turística.

Antes da crise sanitária, em 2019, o Porto ocupava o 39.º lugar do ranking de destinos com melhores condições para acolher eventos do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e, atualmente, é o 14.º destino europeu mais bem colocado nessa lista e o 16.º ao nível mundial.

Segundo a nota de imprensa, os avaliadores “sustentaram a subida do destino na rápida resposta por parte de todos os stakeholders face aos constrangimentos do COVID, a forte aposta na digitalização, o reforço ao nível da comunicação, o esforço na identificação de potenciais eventos e o plano de resiliência do Turismo do Porto e Norte, tendente à realização ou reagendamento de eventos”.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, citado no documento, afirma que “é uma excelente notícia” e “resultado de muito trabalho”, acrescentando que “todos os profissionais do setor do turismo foram de um enorme espírito de resiliência durante a pandemia, na forma como enfrentaram a crise e criaram as bases para que estivéssemos bem colocados para a retoma, o que felizmente está a acontecer e a dar resultados”.

Para Luís Pedro Martins, a indústria MICE é estratégica para o Porto e Norte, que cedo identificou o segmento como “importante na retoma, por força do efeito multiplicador deste produto, quer em termos de consumo turístico quer no combate à sazonalidade”.

O presidente do TPNP frisou ainda que esta distinção é “a justa compensação do esforço da região na qualificação da oferta e no reforço do investimento do Turismo do Porto e Norte no desenvolvimento do turismo de negócios, que foi aliás, uma aposta estratégica desta Direção”.

Durante o corrente ano, o destino Porto e Norte já captou mais de uma centena de eventos que, no total, irão trazer à região mais de 32 mil pessoas.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes