A cidade do Porto já nos habituou a estar nas “bocas” do mundo pelos melhores motivos. O mais recente exemplo disso foi no jornal chileno “El Mercurio”, onde o escritor e ex-ministro Roberto Ampuero falou um pouco acerca da sua experiência enquanto visitante da Invicta.
Nas suas palavras, há 5 motivos principais que fazem do Porto um destino de eleição a ser destacado: tranquilidade, segurança, charme, amabilidade e limpeza. O próprio realça ainda o facto da cidade conjugar o “passado e o presente” de uma maneira muito própria.
Fazendo um paralelismo com a cidade de onde é natural, Valparaíso, Ampuero refere-se ao Porto como a “cidade situada em frente ao Atlântico, com um centro histórico restaurado, ruas inclinadas cheias de charme e património cultural conservado”.
O próprio ainda refere, que a Invicta “dá as boas-vindas com espaços públicos limpos, e pessoas, restaurantes e cafés de trato amável, ar marítimo sossegado, simpatia à flor da pele e segurança”.
No que toca à tranquilidade mencionada pelo autor e ex-ministro, esta representa um contraste face ao que o mesmo observa na América Latina. Tanto assim é que Ampuero refere que é preciso “aprender a desfrutar da serenidade” com que se vive em Portugal.
A título adicional, ainda explica que esteve “alojado no Grande Hotel do Porto, antigo e restaurado local onde faleceu a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Pedro II, imperador do Brasil” (via Câmara do Porto).
Por tudo isso e muito mais, Ampuero viu a sua passagem pelo Porto como “enriquecedora” e recomenda, a quem não conhece a cidade, visitá-la. O próprio salienta também as “gentes, paisagem, arquitetura, culinária e história” que o atraem tanto em Portugal.