Sogrape

Cidade do Norte na lista das mais bonitas da Europa

Cidade do Norte na lista das mais bonitas da Europa

A CNN dos Estados Unidos elegeu as 15 cidades pequenas mais bonitas da Europa e há uma nesta lista que é portuguesa. As grandes cidades europeias, como Paris, Roma e Madrid, são destinos muito desejados pelos americanos, mas as pequenas cidades do continente são também alvo de curiosidade, quer seja pela sua arquitetura como pela cultura.

Desta lista, constam, assim, algumas das mais bonitas pequenas cidades de toda a Europa, “desde humildes cidades piscatórias até bases de poder medievais no topo das colinas”.

Guimarães, no coração do Minho, é a única cidade portuguesa eleita e a CNN destaca o seu papel “crucial para a história de Portugal”. “Foi nomeada a primeira capital do país no século XII, e o seu núcleo medieval permanece em grande parte intacto”, recheado de igrejas, “grandes palácios antigos” e um castelo “empoleirado no topo”, descreve o órgão de informação.

Tal como “em todo o lado em Portugal, as padarias locais fazem um pastel de nata incrível”, mas a CNN aconselha a “experimentar a especialidade local: torta de Guimarães – um pastel recheado de abóbora e amêndoas moídas”.

Em Itália, Anghiari é também destacada pela sua “rede pedonal de becos e uma montanha-russa de ruas, cheia de grandes palácios que foram construídos pelos misteriosos e mercenários «homens de armas», que aqui viveram no período renascentista”.

Fica numa encosta perto da fronteira entre a Toscânia e a Umbria, e, segundo o órgão de informação, “é uma delícia: uma pequena cidade murada que se enrola à sua volta à medida que se agarra à paisagem”. No Museo della Battaglia di Anghiari, “que retrata a história de uma importante batalha medieval que teve lugar na planície fora da cidade”, é possível ficar a saber mais sobre esta pequena cidade.

Mostar, na Bósnia e Herzegovina, faz parte desta lista, por causa da «Ponte Velha», construída pelos otomanos no século XVI e considerada, durante muito tempo, “um dos melhores exemplos da arquitetura islâmica dos Balcãs”.

A CNN afirma que a ponte localizada “sobre o rio Neretva” é “uma das mais famosas vistas dos Balcãs, e tradicionalmente” onde “os locais mergulham”, sendo esta, também, “uma das paragens na Red Bull Cliff Diving World Series”.

“A ponte foi destruída em Novembro de 1993 pelas forças croatas, durante a guerra dos Balcãs. Foi reconstruída em 2004” e, atualmente, Mostar “é uma popular viagem” para se fazer em um dia “a partir de Dubrovnik, perto da fronteira da Croácia”.

Nafplio, na Grécia, surpreende os visitantes com o seu castelo encostado à água, existindo, “na verdade, aqui três castelos para visitar”, e com “uma bonita Cidade Velha a espalhar-se por detrás das antigas muralhas”.

“Esta foi a primeira capital da Grécia moderna, por isso há muitas coisas a fazer. Há uma zona junto à baía, se quiser dar um mergulho seguro no mar, e se é dado a história, o museu arqueológico contém artigos que remontam à era micénica”, refere o meio de comunicação.

De notar, que da lista, criada pela CNN americana, das cidades pequenas mais bonitas da Europa, fazem ainda parte Giethoorn, dos Países Baixos; Roscoff, em França; Mazara del Vallo, na Sicília; Clovelly, no Reino Unido; Dinkelsbühl, na Alemanha; Korčula, da Croácia; Kenmare, da Irlanda; Piran, na Eslovénia; Reine, na Noruega; Regencós, em Espanha e Tarnów, na Polónia.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes