CIN - Branco Perfeito

Ciclovia vai ligar Matosinhos e Porto

Ciclovia vai ligar Matosinhos e Porto

Os municípios de Matosinhos e do Porto ficarão, em breve, conectados por uma ciclovia de oito quilómetros, que vai ligar a Trindade ao centro de S. Mamede de Infesta e ao centro do concelho matosinhense.

O projeto em causa surge através da assinatura de um contrato com o Fundo Ambiental, realizado no âmbito do programa “Portugal Ciclável 2030” (2.º Aviso), ao qual os dois municípios se candidataram, com uma candidatura orçada em um milhão e 720 mil euros.

Segundo informações avançadas pela autarquia de Luísa Salgueiro, a candidatura foi contemplada, no total, com o apoio de 750 mil euros do Fundo Ambiental e o restante será suportado pelas câmaras municipais de Matosinhos (54%) e do Porto (46%).

Além disso, acrescenta, o município matosinhense ficará também responsável por assegurar a ligação da ciclovia do centro de S. Mamede Infesta à ciclovia do Leça (corredor verde do Leça), que terá ligação à União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, junto ao Porto de Leixões.

Com este projeto, o Governo pretende “promover o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, sobretudo em deslocações pendulares e em complementaridade à oferta de transportes públicos, privilegiando as ligações que permitam atingir o maior número de cidadãos”, refere ainda a Câmara de Matosinhos.

No total, serão implementados, até 2030, 960 quilómetros de ciclovias, o que, de acordo com Matos Fernandes, ministro do Ambiente, presente na assinatura do contrato, realizado na última segunda-feira, permitirão poupar “entre 23 mil e 50 mil toneladas de CO2”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes