A noite de 21 de maio vai ser repleta de emoção com a sessão especial do ciclo poético “Quintas de Leitura”, que será transmitida, a partir das 22h00, na página de Facebook do Teatro Municipal do Porto.
“Sem dias de Solidão”, assim se intitula a sessão, que, de acordo com o Teatro Municipal, propõe “um exercício singelo e luminoso”: “ligar os nossos corações, emoções online, em torno da poesia portuguesa e dos valores que continuam a animar a nossa ação: a liberdade, o amor, o futuro”.
A sessão vai contar com as presenças de João Habitualmente, Ricardo Caló, Vasco Gomes, Ana Celeste Ferreira, Ana Deus, Isaque Ferreira, Renato Filipe Cardoso, PAM, Teia Campos e Luca Argel.
Num texto partilhado na sua página de Facebook, o Teatro Municipal escreve que “a poesia não salva vidas. Contudo, a poesia ensina a resistir, a lutar. É esta, de resto, a essência do ato de escrita: um exercício de resistência contra o que nos oprime, um grito de libertação. A poesia não pode estar de costas voltada para o quotidiano. A poesia tem de estar ao serviço da vida, da transformação da realidade, da imaginação. Vivemos tempos de incerteza e inquietação. Estamos, muitos de nós, confinados ao espaço da casa. Sabemos que a nossa casa é onde mora o coração. Sabemos, ainda, pela pena de Ferlingheti, que “«enquanto houver desconhecido, haverá poesia»”.