Santander Escolhas 1

Ciclo literário sobre Agustina Bessa-Luís arranca esta quarta-feira

Ciclo literário sobre Agustina Bessa-Luís arranca esta quarta-feira

A cidade do Porto recebe nos próximos dias o ciclo “Agustina Leitora. Leituras de Agustina”. A decorrer até 22 de outubro, o programa arranca esta quarta-feira, dia 19, pelas 18h00, na Câmara Municipal do Porto, com uma mesa-redonda a realizar nos Paços do Concelho.

Organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o ciclo propõe-se a “convocar dimensões da rede intertextual e interartística em que se insere o universo de Agustina Bessa-Luís”, no mês e ano em que se assinalam 100 anos do nascimento da autora.

Isabel Ponce de Leão, sócia fundadora e vice-presidente do Circulo Literário Agustina Bessa-Luís, Maria de Fátima Marinho, professora de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Mónica Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vão marcar presença na primeira sessão.

Serão ainda realizadas mais três mesas-redondas, na Casa Comum da Universidade do Porto, Casa dos Livros e Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Por estes locais, passarão ensaístas, tradutores e especialistas de cinema, entre os quais Mário Cláudio, Mónica Baldaque, Catherine Dumas e António Preto.

Com “Agustina Leitora. Leituras de Agustina”, os promotores pretendem contribuir “para a cartografia intelectual desta escritora portuguesa de estatuto europeu” assim como para a sua “revisitação por parte de novas gerações artísticas, em especial do domínio da Gravura”.

Foto: Porto.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal