O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar inaugura esta quinta-feira, 28 de outubro, a exposição de pintura “Ciclo da Vida”, que chega em parceria com o Museu Soares dos Reis.
“A partir da alegoria Quatro Estações, uma série de quatro telas do século XVII, a mostra estabelece uma relação com as diferentes fases da vida do Ser Humano”, lê-se na nota divulgada pela Universidade do Porto.
As telas da exposição são confrontadas com um conjunto de oito retratos, com assinatura de Marques de Oliveira, dos irmãos Carlos Alberto e José Júlio de Sousa Pinto, João Augusto Ribeiro e de José Alberto Nunes.
O médico e investigador português Manuel Sobrinho Simões assina, por sua vez, o texto de abertura e explica que a exposição permitirá “explorar algumas das pistas deixadas pelos organizadores de Ciclo da Vida ao encabeçar as quatro estações por pintores do século XVII-XVIII da Escola italiana, como Vivaldi fez, magistralmente, com a música”.
“Num segundo plano, somos desafiados a procurar compreender de onde vimos e para onde vamos”, acrescenta.
A mostra marca o arranque de uma série de iniciativas do ICBAS, que visam “exaltar o papel que as várias expressões artísticas têm na história do ICBAS-UP” e pode ser visitada até ao dia 7 de janeiro de 2022. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00. A inauguração está marcada para as 18h30 e tem transmissão online.
Foto: Porto.