O programa educativo «Ciclismo Vai à Escola» está de regresso ao Porto nos meses de abril e maio com ações de formação para docentes e 40 visitas a estabelecimentos da cidade. O objetivo da iniciativa é “divulgar os benefícios da prática desta modalidade e desenvolver as capacidades motoras e correta utilização da bicicleta junto dos mais novos”.
De acordo com a Ágora, a aposta neste programa por parte da Câmara Municipal do Porto, tem que ver com o aumento “da incidência de patologias relacionadas com a obesidade infantil e sedentarismo”.
Assim, no primeiro semestre, a 28 de abril e de 2 a 26 de maio, terão lugar 20 visitas às escolas básicas de Montebello, S. João de Deus, N. Sra. de Campanhã, S. Roque da Lameira, Condominhas, Pasteleira, Fonte da Moura e Ponte.
Já no segundo semestre, as ações decorrem entre 3 e 31 de outubro. A seleção das escolas será feita pela Direção Municipal de Educação.
Referir que no ano passado, o «Ciclismo Vai à Escola» decorreu em quatro agrupamentos da cidade em dois períodos distintos. Entre maio e junho participaram 500 alunos e, entre outubro e novembro, foram abrangidos 650 alunos.
“Face ao sucesso da ação, este ano será dada continuidade à formação de docentes das escolas com duas sessões creditadas” a 27 de abril e a 2 de outubro.
Foto: Guilherme Costa Oliveira