
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para terça-feira em todo o continente “uma situação de chuva forte”, com a passagem de uma superfície frontal de forma “relativamente rápida”.
“Mas passa relativamente rápido, será chuva muito intensa num curto espaço de tempo”, explicou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, acrescentando ainda que Portugal continental estará sob ‘aviso amarelo’ durante o dia de terça-feira.
O Norte e Centro são as regiões onde a precipitação será “mais significativa”, mas pode também haver no Sul “pontualmente valores elevados de precipitação”. No entanto, até à hora do almoço tudo estará normalizado.
“[A precipitação]Começa por volta da meia-noite de amanhã [terça-feira], no litoral Norte e Centro. Depois, evolui do litoral para o interior e, por volta da hora do almoço, terá passado em todo o território. Da parte da tarde, já há boas abertas”, precisou.
Gradualmente, a partir de quarta e quinta-feira, haverá “uma espécie de recuperação lenta” do estado do tempo e no fim de semana as temperaturas já vão ser “típicas de verão, com 30 graus em Beja e Évora”.
Os 18 distritos de Portugal continental vão estar, durante a madrugada e manhã de terça-feira, sob ‘aviso amarelo’ devido à chuva forte e trovoada previstas.
Nos distritos de Lisboa, Porto, Viseu, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, o ‘aviso amarelo’ devido a “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada” tem início às 03h e termina às 09h de terça-feira.
Com início às 06h e conclusão às 12h de terça-feira, está o ‘aviso amarelo’ nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.