O concurso público para a realização das obras de remodelação da antiga urgência do hospital de Valongo, encerrada em julho de2014, com vista a transformar o espaço num Centro de Hemodiálise, foi lançado no final de abril.
O valor base inscrito no anúncio publicado em Diário da República ultrapassa os 836 mil euros e o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, tem expectativa de que a “primeira Unidade de Hemodiálise Crónica Pública incluída no maior centro europeu de diálise peritoneal” abra até ao final do ano.
O autarca espera ainda que em junho seja inaugurada uma área residencial para a ala psiquiátrica vocacionada para idosos, bem como serviços para a área de distúrbios de comportamento alimentar dos jovens.
O CHSJ integra dois polos, o de São João, no Porto, e o de Valongo, conhecido por Hospital Nossa Senhora da Conceição.
A transformação do espaço das antigas urgências num Centro de Hemodiálise é uma das medidas do CHSJ que, numa carta enviada à câmara de Valongo, em julho do ano passado, dava a conhecer o seu Plano Estratégico para o polo de Valongo, garantindo que com o mesmo pretendia “reforçar a importância” desta unidade “no contexto do Serviço Nacional de Saúde”.
Na carta o CHSJ dizia ainda querer “assegurar” a “indispensabilidade e perenidade” de ambos os seus polos “ao dotá-los de valências únicas e complementares no âmbito de centro hospitalar e eliminando redundâncias inúteis e prejudiciais do ponto de vista técnico e assistencial, visando melhorar a oferta de cuidados de saúde”.