PUB
recheio 2025 2º

Cheque-dentista já chegou a mais de 173 mil utentes

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Mais de 173 mil pessoas já receberam este ano cheques-dentista, sendo a maioria dos beneficiários crianças dos 7 aos 13 anos, segundo dados da Ordem dos Médicos Dentistas.

Até ao final de maio deste ano, 173.259 pessoas receberam cheques-dentista, com uma taxa de utilização total a rondar os 65%.
Os principais beneficiários continuam a ser as crianças com 7, 10 e 13 anos das escolas públicas, que receberam já este ano mais de 120 mil cheques para usar em tratamentos dentários em consultórios privados.
Cerca de 1,9 milhões de utentes já tiveram acesso a cheques-dentista, desde o início do programa, em 2008, tendo sido realizados mais de 6,5 milhões de tratamentos.
O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral abrange crianças e jovens que frequentam as escolas públicas aos 7, 10, 13 e 15 anos, bem como grávidas seguidas nos serviços públicos, idosos que recebem o complemento solidário e portadores de VIH/sida.
O número de beneficiários tem vindo sempre a aumentar, tendo ultrapassado os 413 mil em 2013, com mais de 633 mil cheques emitidos e 408 mil efetivamente usados.
Para o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, os dados do programa mostram ainda que a severidade das lesões tratadas tem vindo progressivamente a diminuir, o que vai ao encontro dos objetivos.
Cerca de 60% das intervenções realizadas correspondem a procedimentos preventivos, como aplicação de selantes, com a incidência das cáries a apresentar diminuições consideráveis nas crianças, os principais destinatários do programa.
Atualmente, cerca de 3.305 médicos dentistas colaboraram com o programa, em mais de 5.500 clínicas e consultórios em todo o país.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4