A Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE) recebeu, nas últimas horas, 29 viaturas elétricas destinadas aos cuidados de saúde ao domicílio nos centros de saúde do concelho. Este reforço, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi possível graças a um concurso promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/N).
De acordo com a Câmara de Gaia, em nota à imprensa, com a transferência de competências na área da Saúde, Vila Nova de Gaia ficou responsável pela gestão das viaturas, incluindo seguros, manutenção, portagens e combustível, bem como pelos custos relacionados com meios de transporte para serviços de saúde, à exceção do transporte de doentes.
Para além disso, está prevista para o próximo ano a entrega de mais 12 veículos a combustão para reforçar a frota.
Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração da ULSGE, destacou a importância desta iniciativa: “esta é uma resposta ‘de mobilidade’, uma vez que, cada vez mais, queremos dizer às pessoas que bons cuidados também se prestam na casa de cada uma, em proximidade”.
O próprio ainda acrescenta que “o mais importante são as pessoas, e quando temos a sorte de ter profissionais disponíveis para prestar cuidados na casa das pessoas estamos, também, a ensinar saúde”.
Já na ótica do presidente da Câmara de Gaia, “estas viaturas são, apenas, uma pequena parte do trabalho que temos desenvolvido com a ARS do Norte, nomeadamente com novos centros de saúde que serão construídos (Carvalhos e Grijó) e outros que serão reabilitados”.
Eduardo Vítor Rodrigues diz ainda que “tudo faremos para que este espírito de rede se aprofunde”. O autarca conclui, ao referir que estas viaturas irão “melhorar, sem dúvida, a vida das pessoas, porque ninguém tem dúvidas de que é preferível estar em casa a estar institucionalizado”.
Com este reforço, as unidades de saúde integradas na ULSGE estarão mais bem preparadas para continuar a prestar cuidados de saúde próximos e de qualidade, ao promover a coesão territorial e ao melhorar o atendimento à população.