A direção do novo Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUSA), que reflete a união do Hospital de Magalhães Lemos e do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), ficará a cargo do médico e professor Paulo Barbosa.
Tendo exercido o cargo de presidente do conselho de administração do CHUP até à data, conta ainda com o título de Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna, é professor associado convidado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e membro da unidade de imunológica da Clínica do CHUP.
Segundo a notícia avançada pelo Porto., a “única novidade” na equipa do outrora CHUP, é a entrada da ex-administradora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Beatriz Duarte. A licenciada em gestão de empresas, “passará a ocupar, na nova estrutura criada, o pelouro das finanças”.
Já José Barros, diretor clínico do CHUP, irá manter o cargo no Centro Hospitalar Universitário de Santo António. O mesmo se aplica a Eduardo Alves, enfermeiro-diretor, e à vogal-executiva Rita Veloso, especialista em psicologia das organizações, que permanecem no conselho de administração.
De acordo com a mesma fonte, e conforme o diploma do Governo, o CHUSA incorpora um “processo de melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde, garantindo às populações qualidade e diversificação da oferta, a universalização do acesso e o aumento da eficiência dos serviços”.
Ao Hospital de Santo António, com 680 camas disponíveis, juntam-se “o Centro Materno-Infantil do Norte Albino Aroso, com 145 camas, e o Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães. O Hospital Magalhães Lemos soma 265 camas ao novo CHUSA, que passará a contar com 5.425 trabalhadores”. A unidade hospitalar de Santo António, além de manter a qualificação de sede da nova estrutura, “é ainda responsável pelo ensino do ciclo clínico do mestrado integrado em Medicina do ICBAS”.
Foto: Filipa Brito