O Centro Hospitalar do Porto revelou que vai ensinar, esta quarta e quinta-feira, a vários médicos estrangeiros uma “técnica altamente diferenciada em anestesia geral” que incide em novos métodos de monitorização do cérebro durante o procedimento.
A formação que está inserida no curso da Sociedade Europeia de Anestesia Intravenosa será um encontro onde “muitos médicos estrangeiros se deslocam ao Porto para, em conjunto com médicos portugueses do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto, transmitir conhecimentos desta área”, refere nota do hospital.
Durante a iniciativa, será ministrado um curso dedicado a formar anestesiologistas “numa técnica de anestesia geral muito diferenciada, nomeadamente médicos provenientes dos Estados Unidos e da China, onde está técnica ainda não é utilizada”, acrescenta.
A técnica em causa incide em novos métodos de monitorização do cérebro durante a anestesia geral, “usando o electroencefalograma e a vigilância da oxigenação do cérebro não invasiva, de modo a que cada doente submetido a anestesia geral ou sedação seja apenas administrada a dose de fármacos que ele realmente necessita, evitando a sobredosagem e a subdosagem”.
Nesta formação vão participar três médicos portugueses do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto, que inclui o Hospital Geral de Santo António.