PUB
Recheio 2024 Institucional

Centro Histórico do Porto em festa de 25 a 31 de março

Centro Histórico do Porto em festa de 25 a 31 de março

“Gostava que estivesses aqui!… no Porto Património Mundial” é o mote da celebração dedicada ao Centro Histórico do Porto, que decorre de 25 a 31 de  março, e que contempla diversas iniciativas.

Organizada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, a semana dedicada ao Centro Histórico do Porto arranca na quinta-feira, dia 25 de março, com a inauguração da exposição “lnterweaving”, de Patrícia Brito, uma “emergente artista portuense que explora um lado disruptivo do legado tradicional do têxtil”.

A peça, que será exibida na fachada das instalações da Porto Vivo, SRU, na Rua de Mouzinho da Silveira, representa a “consciencialização do papel coletivo e individual dos cidadãos no espaço comum que é a cidade”, em que a conjugação e união de diferentes tecidos, a expressão de elementos gráficos e simbólicos evocam, metaforicamente, memórias coletivas, refere a artista, citada pelo Porto..

Destaque ainda para o vídeo assinado por André Tentúgal, que, diz a autarquia, “espelha a parceria estabelecida entre as cidades que integram o projeto AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial”. O projeto, liderado pelo Porto, integra mais quatro cidades – Bordéus, Edimburgo, Florença e Santiago de Compostela.

Também na quinta-feira será lançada uma visita virtual guiada pelo Centro Histórico do Porto, a 360 graus. “Da Sé à Ribeira”, assim se intitula a ação, “convida toda a comunidade a voltar a espantar-se, a um encontro da (re)descoberta da cidade”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O programa da celebração inclui ainda o lançamento do livro “Gostaria que estivesses aqui!”, no dia 28 de março. Editado pelo Museu da Cidade, a publicação é o resultado de uma iniciativa promovida em conjunto com vários estabelecimentos de ensino do Porto, numa sinergia entre professores, familiares e alunos, que decorreu durante o letivo de 2019/20.

A semana termina com o webinar de apresentação do Plano de Gestão e Sustentabilidade do “Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar”.

Marcado para as 9h30 do dia 31 de março, o webinar “Gostaria que estivesses aqui… a pensar no Centro Histórico do Porto” contará com as intervenções dos vereadores Pedro Baganha e Ricardo Valente, da administradora da SRU, Raquel Maia, do arquiteto Rui Loza, que dirige o Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto), entre outras personalidades que são parte integrante do trabalho colaborativo em torno do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto.

Recorde-se que a elaboração do plano, que irá resultar na implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, partiu de uma construção comum, com a participação ativa de diferentes agentes do tecido social, nos quais se integram artistas portuenses, residentes do Centro Histórico, personalidades do meio académico, diferentes instituições públicas e privadas, bem como visitantes e outros residentes.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem