Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Centro Histórico do Porto vai ter novas habitações e espaços comerciais

Centro Histórico do Porto vai ter novas habitações e espaços comerciais

A obra da «Operação D» do Morro da Sé, que vai dotar o Centro Histórico com cinco edifícios novos para habitação e comércio/serviços, deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2023.

A reabilitação dos imóveis, localizados na interseção das ruas da Bainharia, dos Mercados e da Santana, irá resultar em 14 novas habitações de tipologia T0, T1, T2 e T2 duplex, que vão integrar o Programa Municipal de Arrendamento Acessível.

A estas habitações irão juntar-se também quatro frações para novas oportunidades de comércio e/ou serviços na cidade.

A empresa municipal Porto Vivo, SRU, entidade responsável pela gestão e coordenação da operação de reabilitação urbana do Centro Histórico do Porto, fez um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros na intervenção. A atribuição das habitações e espaços de comércio/serviços irá ficar também a cargo desta empresa, avança o portal de notícias da autarquia liderada por Rui Moreira.

Segundo a plataforma, “com a execução desta empreitada, fica concluído um conjunto de nove operações de reabilitação no Morro da Sé, envolvendo a recuperação integral de 28 edifícios, com a disponibilização de 67 frações habitacionais e 19 frações de comércio/serviços”.

Recorde-se que concurso público para reabilitação da «Operação D» do Morro da Sé foi realizado em agosto de 2020 e as obras, adjudicadas à empresa RBT – Construção, S.A., arrancaram em dezembro do mesmo ano.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes