“Os cemitérios têm sido lugares de paz e de reduzida frequência de pessoas. No entanto, a proximidade do dia de Ramos e da Páscoa levou a uma decisão coletiva das freguesias, envolvendo o Município, no sentido de encerrar estes espaços”, lê-se numa nota divulgada por várias Juntas de Freguesia de Vila Nova de Gaia, de acordo com a RTP.
Segundo os comunicados, esta terá sido uma decisão “tomada por precaução”, numa altura em que se aproximam as celebrações ligadas à Semana Santa, o que costuma levar um grande número de pessoas aos cemitérios.
“Acautelar estes períodos do ano em que a frequência [aos cemitérios] tende a aumentar” é o propósito da medida, que, segundo a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, estará em vigor “por tempo indeterminado”.
Os espaços abrirão apenas “para a realização de funerais”, nota a Junta de Freguesia de Canidelo.
As Juntas de Freguesia de Pedroso, Seixezelo, Oliveira do Douro e União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma também partilharam o comunicado. De uma forma geral, todas apelam à compreensão dos cidadãos.
Recorde-se que Vila Nova de Gaia é o terceiro concelho mais afetado pela pandemia de covid-19 em Portugal. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no final da manhã de terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), tem 338 casos de infeção confirmados.