
Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, a 18 e a 20 de maio, respetivamente, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) prepara atividades irresistíveis.
As “festividades” arrancam na manhã de sexta-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, num delicioso pretexto para ir à descoberta de um património vivo da cidade do Porto. Referimo-nos aos musgos e líquenes, encarados muitas vezes como agentes de degradação do património, que podem afinal contribuir para uma melhor qualidade de vida e funcionar como uma antena de poluição do ar.
Através de um percurso com início às 11h, na Igreja dos Clérigos, e que irá desenvolver-se pelo centro histórico do Porto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas curiosidades e mitos sobre estes pequenos organismos.
Dois dias depois, a 20 de maio, domingo, a festa volta a estar garantida, desta vez para assinalar a Noite Europeia dos Museus. Aqui propõe-se uma visita noturna exclusiva à novíssima Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e ao histórico Jardim Botânico do Porto.
Com o carimbo e orientação do diretor do MHNC-UP, Nuno Ferrand de Almeida, e pelo diretor do Jardim Botânico do Porto, Paulo Farinha Marques, esta sessão vai conduzir os participantes numa viagem pelos universos da ciência, da literatura e da arte.
A participação nas duas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].