RECHEIO 50 ANOS

CEiiA lança programa para uma nova geração de líderes na sustentabilidade

CEiiA lança programa para uma nova geração de líderes na sustentabilidade

“Sustainable Living Innovators” (SLI). Assim se intitula o mais recente programa do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), que pretende criar, a partir de Portugal, uma nova geração de líderes que valorizem o conhecimento e a tecnologia em prol da qualidade de vida e sustentabilidade do planeta.

Ao todo, foram selecionados para integrarem o programa, e acompanhar o seu percurso durante os próximos cinco anos, 24 jovens estudantes de várias partes do país – 12 de escolas para a young edition e 12 de universidades (edição graduate).

Citada em comunicado enviado à VIVA!, Helena Silva, da direção do CEiiA, adianta que o programa tem como objetivo “motivar as novas gerações para um trabalho de construção do futuro a partir da sustentabilidade”. “São os jovens de hoje que serão os utilizadores dos produtos e serviços que estamos a desenvolver no CEiiA. Ao trabalharmos com as novas gerações, temos a oportunidade de interagir para entender tendências e formas de estar com quem no futuro vai liderar as organizações e o nosso país em prol de um planeta sustentável”, sublinha.

Nos próximos 15 dias, os 12 estudantes da young edition irão, em conjunto com 10 docentes e investigadores das universidades do Algarve, Minho  e Lisboa e elementos do CEiiA, desenvolver conhecimento sobre a sustentabilidade assim como competências em metodologias de pesquisa, liderança e trabalho em equipa, que lhes permita “caracterizar um problema e desenvolver um novo conceito associado a novo produto ou serviço na área da descarbonização das cidades e preservação dos oceanos”.

Por sua vez, aponta o comunicado, a “graduate edition” será orientada para estudantes universitários e focar-se-á no “desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais” (como a liderança, trabalho em equipa e a valorização do conhecimento), que lhes permita concretizar todas as fases do processo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço pensado a partir da sustentabilidade na área da saúde.

O programa “Sustainable Living Innovators”, em parceria com a Academia de Ciência Viva, foi lançado na manhã de segunda-feira e contou com as presenças do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef