Philips

CEiiA integra programa “Impact Challenge on Climate” da Google

CEiiA integra programa

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento foi selecionado pela Google para integrar o programa “Impact Challenge on Climate”, através da plataforma AYR, que valoriza comportamentos neutros em carbono na mobilidade.

O AYR é “uma plataforma de sustentabilidade que recompensa as pessoas e comunidades por não emitirem dióxido de carbono (CO2) – em vez de fazê-las pagar pelas suas emissões”. Baseando-se em tecnologia Blockchain, permite criar um mercado local de emissões evitadas onde os cidadãos podem transacionar AYRs por bens e serviços sustentáveis.

“Os utilizadores podem trocar esses créditos por outros serviços e as empresas podem compensar localmente a sua pegada de carbono, contribuindo para a acelerar a transição global para cidades neutras em carbono”, refere, em comunicado enviado à Lusa, o centro de excelência situado em Matosinhos.

A Google.org reconheceu a excelência do AYR, tendo selecionado o CEiiA para integrar o “Impact Challenge on Climate”, programa que financia ideias disruptivas que usem tecnologias para acelerar um futuro mais verde e resiliente. As organizações selecionadas recebem financiamento e suporte personalizado da Google para ajudar a dar vida às suas ideias.

Assim, nos próximos três meses, o CEiiA e outras 10 entidades internacionais vão trabalhar com a equipa do “Google.org Impact Challenge on Climate”, sendo que os próximos dois anos serão dedicados à escalabilidade do AYR em cidades de todo o mundo.

“Recebemos uma quantidade impressionante de inscrições para o nosso programa «Impact Challenge on Climate Google.org» e ficámos convencidos com o conceito inovador do AYR, onde cidadãos, comunidades e empresas são recompensados por comportamentos de mobilidade sustentável”, refere o responsável da Google para as regiões da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e APAC (Ásia Pacífico).

“Isto estabelece a primeira pedra para a implementação de mercados locais voluntários de carbono. Estamos muito entusiasmados por apoiar o CEiiA para continuar a desenvolver a plataforma AYR e estamos entusiasmados para trabalhar com esta equipa”, acrescenta Rowan Barnett, citado no comunicado.

“Esta é uma grande oportunidade para Portugal, e para o CEiiA, uma vez que vem reforçar o nosso contributo ativo para este desafio planetário associado às alterações climáticas. Esta seleção do Desafio de Impacto sobre o Clima do Google.org impulsionará a nossa plataforma AYR e dá-nos a possibilidade de trabalhar em estreita colaboração com vários parceiros em todo o mundo”, realça José Rui Felizardo, presidente do CEiiA.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes