PUB
Recheio 2024 Institucional

Castanhas… quentinhas e boas, e cheias de benefícios

Castanhas… quentinhas e boas, e cheias de benefícios

Chegou a altura do ano onde as castanhas são rainhas e as casas enchem-se com o cheiro destas, assadas, cozidas ou até há quem as coma cruas!

Infelizmente, só nesta época do ano é lembrado o valor nutricional deste fruto,e a VIVA! está aqui para lhe recordar quais são.

Destacam-se como suas propriedades ser adstringente e antitússica, pelo que pode ser benéfica respetivamente, em casos de diarreia e de inflamação da boca, garganta e tosse.

Autumn, Chestnut, Food, Season, Brown Food

A castanha (Castanea sativa Miller) é um fruto rico em sais minerais e vitaminas do complexo B, mas há também quem a identifique com os tubérculos, nomeadamente com a batata, pelo seu teor de amido.

O seu valor energético é de cerca de 200 calorias por 100g (duas vezes mais elevado que as batatas ou as bananas).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A castanha é constituída por 40% de glúcidos, 4% de proteínas e 2,6% de lípidos. Os seus glúcidos (na sua maioria amido) têm a vantagem de serem de absorção lenta (o que evita uma subida repentina de glucose no sangue).

Devido à sua consistência amilácea e à riqueza de fibras, uma pequena porção de castanhas satisfaz eficazmente o apetite. Contém um teor assinalável de sais minerais, o que torna este fruto particularmente interessante para os desportistas: é abundante em potássio (530mg/100g) e em ferro, minerais essenciais no exercício físico intenso. Contém ainda magnésio: 100g de castanhas asseguram 10 a 15% das necessidades diárias deste nutriente, especialmente em situações de fadiga e stresse.

Sweet Chestnut, Chestnut, Spur, Prickly, Chestnut Time

No que se refere às vitaminas, a castanha é rica em vitaminas do complexo B (B1 e B2) e vitamina C. Do ponto de vista nutricional, a castanha pode ser utilizada por aqueles que sofrem de dislipidémias, não sendo contra-indicada no caso de doenças cardivasculares.

Alguns autores consideram-na um alimento benéfico para pessoas que sofram de problemas do fígado e dos rins, sendo por vezes recomendada para a gota. Devido ao seu elevado valor nutritivo é um alimento útil em casos de convalescença. Chamo a atenção de, contudo ser contra-indicada aos diabéticos, se consumida em exagero. Muitas pessoas notam ainda que quando consomem a castanha crua ou assada lhes provoca flatulência. Esta condição pode ser reduzida se cozer a castanha juntamente com erva-doce, por exemplo.

O castanheiro é uma árvore oriunda da Ásia Menor e são árvores que levam muito tempo a crescer: só aos 25 ou 30 anos é que começam a dar fruto e atingem a sua maturidade a partir dos 100 ou 150 anos. Existem mesmo casos de castanheiros com milhares de anos. Trata-se de uma árvore imponente, com cerca de 25 a 45 metros de altura e uma copa que pode atingir os 30 a 40 metros de diâmetro.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem