Sogrape

Casas pré fabricadas de madeira – mais perto da natureza

Casas pré fabricadas de madeira – mais perto da natureza

Atualmente há cada vez mais pessoas a voltarem-se para a natureza, uma vez que podem usufruir de momentos fantásticos de lazer, mas também desfrutar de paz e sossego. Mais pessoas estão dispostas não só a fugir da cidade para um fim-de-semana, mas até mesmo a passar todo o seu tempo livre na natureza. Nesse caso a construção de uma nova casa para descansar ou viver permanentemente faz todo o sentido. Para tais finalidades, as casas pre fabricadas são excelentes opções. Além disso, as casas pre fabricadas modernas são muito melhores do que as casas antigas que, embora encantadoras, não são a escolha mais confortável para se viver.

Ao criar o seu espaço de sonho, poderá encontrar muitos desafios. Se pesquisar por casas pré fabricadas Portugal, irá constatar que existem diversos tipos de preços. Contudo, antes de investir na compra de uma casa pre fabricada de madeira, note que esta decisão exige não só investimento financeiro, mas também tempo, planeamento e desenvolvimento de ideias.

Claro que a criação de uma nova casa dar-lhe-á total liberdade para fazer escolhas e construir a casa dos seus desejos. No entanto, conhecer as principais questões que poderão surgir poderá ser útil para todos. Estas questões podem ser um problema para muitas pessoas.

Uma casa maior ou mais pequena – qual a melhor opção?

Esta é uma das principais e provavelmente a primeira preocupação que surge quando se pensa numa casa nova. Não é uma tarefa fácil estimar o tamanho e a metragem quadrada da casa. Especialmente, se esta for a primeira vez que constrói algo seu. Neste aspeto, as dúvidas em relação às casas de madeira serão praticamente as mesmas de que sobre outro tipo de casas. Portanto, mesmo que se trate uma casa de pre fabricada pode ser compacta ou enorme. A decisão final depende das suas próprias necessidades e desejos pessoais.

Para facilitar a decisão, é importante estudar vários projetos. Desta forma, poderá conhecer e compreender o aspeto e o planeamento das casas de madeira de vários tamanhos. Isso vai ajudar a tomar a decisão final sobre que quartos ou áreas pretende ter em sua casa e o que não é necessário. Tenha atenção ao facto de que não poderá reduzir ou ampliar a casa que já está construída, pelo que deve escolher o tamanho certo desde o início.

Outra opção é escolher a casa não só com base na metragem quadrada, mas também de acordo com o número de quartos. Alguns dos fabricantes de casas de madeira, incluindo “Maestro Casas”, têm esta oferta. Neste caso, é possível escolher entre vários projetos que se enquadram no requisito principal – número de quartos desejado. Em algumas situações, isto pode ser mais importante do que o tamanho total da casa.

Por vezes, outros podem partilhar consigo as suas preocupações – que não se deve preocupar com as despesas e o espaço adicional que será utilizado de qualquer forma, por isso é melhor construir uma casa maior. No entanto, isto nem sempre é verdade: casas pre fabricadas de madeira maiores serão muitas vezes mais caras, uma vez que são necessários mais materiais para a sua construção; a manutenção também será mais dispendiosa, o que se sentirá durante a estação fria, quando se tem de ligar o aquecimento. Por conseguinte, escolher um tamanho otimizado será uma solução melhor.

Detalhes que exigem atenção

Muitas pessoas concordam que, por vezes, até os mais pequenos detalhes podem tornar-se muito importantes. Nas obras de construção, esta é uma regra que deve ser sempre aplicada. Ao construir, tudo deve ser preciso, e mesmo antes de construir todos os elementos têm de ser bem pensados e planeados, porque fazer mudanças no futuro pode ser difícil. Isto também tem de ser considerado na construção de casas de madeira, pois o objetivo é que se tornem um espaço agradável para passar o tempo livre. Assim, ao considerar a construção de uma nova casa de madeira, deve-se prestar muita atenção aos detalhes que possam não parecer tão relevantes no início.

Janelas e as suas funções

Um dos principais detalhes são as janelas. Permitem apreciar a luz natural e os raios solares que entram. É por isso que as janelas não só devem ser do tamanho certo, mas também colocadas para dar luz suficiente para cada recanto. É muito importante saber qual a direção que a casa vai ter, terá sempre mais luz solar a partir do sul do que a partir de oeste. Este fator também deve ser considerado na escolha de um terreno para a futura casa.

É claro, que praticamente todas as casas pre fabricadas existentes em Portugal são pelo menos ligeiramente diferentes, porque se pode escolher entre uma enorme variedade de projetos. Em cada caso, deve procurar a melhor solução e a posição mais adequada das janelas. Ultimamente, as janelas de grandes dimensões são muito populares, uma vez que permitem desfrutar melhor das paisagens. Embora tenham um aspeto encantador, não se deve esquecer que também deixam entrar muito calor, com o brilho do sol. Por esse motivo seria melhor colocá-las no lado oriental ou ocidental. Caso contrário, terá de procurar uma forma de se esconder e proteger do calor do verão.

Em alguns casos, poderá encontrar uma opção intermédia, que assegure uma quantidade de luz suficiente na casa, e uma melhor possibilidade de desfrutar da paisagem, mas também não permitirá que a casa ficasse demasiado quente no verão ou que arrefeça demasiado no inverno. Um projeto ideal deveria proporcionar estas soluções. Muitos excelentes projetos concebidos por especialistas podem ser encontrados aqui: www.maestrocasas.pt. Utilize estes projetos para ter a certeza de que nenhum detalhe importante vai escapar.

Porque é que o espaço comum é importante?

Muitas vezes, ao planear a casa de madeira ideal, é dada muita atenção aos quartos individuais. É absolutamente compreensível, pois todos queremos ter um espaço pessoal para nos afastarmos do mundo exterior, passar algum tempo sozinhos ou concentrarmo-nos no trabalho. Além disso, há necessidade de um espaço para hóspedes, parentes ou amigos, que possam visitar. No entanto, o mais importante, que não deve ser esquecido, é que muitas vezes pretenderá passar tempo junto de outras pessoas.

É muito divertido quando toda a família ou um grupo de amigos se encontram num só lugar, conversam ou cozinham.  Por esse motivo, as pessoas escolhem frequentemente ter um espaço comum que inclui a sala de estar e a cozinha. O mesmo se aplica às casas de madeira pre fabricadas. Não importa se planeia viver lá permanentemente ou apenas durante os dias quentes de verão, ou aos fins-de-semana, passar tempo junto das outras pessoas será definitivamente algo que desejará.

Por esta razão, ao projetar uma casa de madeira e o seu interior, esta ideia deve ser tida em conta. Deverá focar os seus esforços no espaço comum, uma vez que normalmente ocupa a maior área da casa. Não há necessidade de se preocupar se os quartos são pequenos, porque só se vai lá dormir, especialmente se houver mais espaços para passar o tempo.

Que cores e estilos escolher?

Este é mais um dilema que se pode colocar a quem constrói uma casa pre fabricada em Portugal. Uma casa de madeira natural não combina com qualquer estilo ou cor. É claro que muitas questões dependem da escolha de manter a madeira visível ou escondê-la. Se deixar a madeira em aberto, um estilo moderno pode ser difícil de ajustar, uma vez que a casa pode lembrar uma casa de campo. Em qualquer caso, terá de combinar o teto, o chão, os móveis e as suas cores.

O melhor é começar com o estilo principal que une toda a casa. Deve pensar-se na casa como um todo, e não como quartos separados. Só então poderá acentuar as diferenças de cada espaço, utilizando vários detalhes ou soluções únicas, mas a conceção global deve corresponder. Esta é uma das principais regras que “Maestro Casas” aconselha a respeitar. A nossa experiência de muitos anos permite compreender os desejos mais frequentes e também os erros mais comuns que surgem ao construir e projetar casas de madeira pre fabricadas.

As cores claras combinam muito bem com a madeira. Caso contrário, um enorme contraste de cores poderia fazer com que o interior parecesse caótico. É por isso que um estilo escandinavo minimalista é, normalmente, a melhor opção para uma casa de sonho em madeira. Este estilo particular está frequentemente associado a pequenas casas acolhedoras na natureza e a um incrível design de interiores.

Por conseguinte, não precisa, definitivamente, de uma mistura de muitas cores brilhantes, detalhes luxuosos ou mobiliário de grandes dimensões. Todas estas coisas vão devorar todo o espaço e limitar os seus movimentos no interior da casa. Quanto às cores, as cores pastel leves são a solução ideal, uma vez que combinam bem com a madeira e a natureza. Claro que não deve ter medo dos tons mais escuros, pois a madeira escura pode irradiar beleza e modernidade. Desta forma, a sua casa de madeira não se parecerá como uma velha casa tradicional.

No interior, também se podem usar elementos metálicos, que são muito populares entre os países do norte da Europa. O destaque principal também deve ser considerado – não precisa necessariamente de ser uma peça de mobiliário colorida ou uma grande pintura, poderia ser, por exemplo, uma lareira moderna. O fogo ardente traz muito aconchego não só no inverno, mas também em noites frias de outono. Uma casa de madeira dá-lhe a oportunidade de viver mais perto da natureza, pelo que o seu design deve permanecer natural, não-extravagante.

Porque não deve esquecer um terraço

Por muito acolhedora que seja a sua casa de madeira, durante os dias quentes de verão estará disposto a passar o máximo de tempo possível ao ar livre. Para isso, deverá pensar num lugar para todos se reunirem, comerem uns petiscos e ter conversas longas.

 Para isso, sentar-se na relva pode não ser a melhor opção. Além do mais, por vezes poderá ter de se esconder de uma chuva inesperada. Um terraço pode ser montado quase como uma sala de estar perto da natureza: pode ter uma mesa, sofás ou cadeiras chaise-longue. Tudo depende de si, uma vez que esta área, mesmo à saída da sua casa, deve ser um espaço em que se sinta bem para passar tempo ou simplesmente não fazer nada e desfrutar de um ambiente tranquilo e de ar fresco. É por isso que quase todas as casas pre fabricadas modernas em Portugal, ou qualquer outro tipo de casas, têm um espaço ao ar livre para passar o seu tempo.

Artigo Patrocinado

PUB
www.santander.pt/empresas/financiamento/fundos-europeus?utm_campaign=EMP_EMP_W040_EX_BN0T0_FundosEuropeus_ALL&utm_source=expresso&utm_medium=banner&utm_content=crtvy0

Viva! no Instagram. Siga-nos.