No próximo domingo, dia 5 de fevereiro, celebra-se o “Dia do Vizinho”, iniciativa que conta com um conjunto de sessões especiais, que ocorrem nos 16 espaços integrados na rede do Museu da Cidade do Porto. Entre as 10h00 e as 18h00, na Casa Marta Ortigão Sampaio, será possível desfrutar de várias atividades gratuitas.
“Vizinhos e amigos da casa-museu vão juntar-se aos monitores da iniciativa para desfrutar de visitas guiadas, oficinas infantis, aulas de ioga e de desenho, momentos de música, poesia e cinema, com direito a um final em festa”, lê-se na notícia avançada pela Ágora.
A iniciar o programa, às 10h00 acontece a visita guiada por Marta Bernardes, “Aurélia – Contexto Social e Familiar”, que permite descobrir “lugares, pessoas e ambientes que povoaram os dias da pintora Aurélia de Souza”.
Simultaneamente, entre as 10h00 e as 11h00, decorre uma atividade ao ar livre, iniciativa da Associação Infantário e Jardim de Infância Carolina Michaëlis, onde crianças a partir dos três anos “são desafiadas a recolher elementos naturais” no jardim romântico da casa. Pelas 11h30, os mesmos monitores “mostram aos mais novos posturas de ioga através da arte”.
Às 11h00, uma atividade “para famílias com miúdos pequenos” orientada por Patrícia do Vale, do Coletivo Arisca: o workshop de artes manuais “Casa Pop-Up”.
Segue-se “Joias no Masculino”, uma visita dirigida por Ana Rita Mendes “pela coleção de acessórios (alfinetes, relógios, abotoaduras…) do século XIX e inícios do XX, presente no local”, para maiores de 12 anos, com inicio às 12h30 e duração de 20 minutos.
Da parte da tarde, pelas 14h30, “A Via Veteris – do Palácio à Ramada Alta”, um trilho de duas horas e meia “seguindo uma antiga via romana utilizada pelos peregrinos de Santiago”, que será orientado por Manuel Araújo.
Será também às 14h30 apresentada a programação para 2023 neste espaço, pela Associação Círculo de Amigos Marta Ortigão Sampaio, “num momento acompanhado por música e pelas obras da Aurélia de Souza”. À mesma hora, no jardim, acontece uma aula de desenho, com João Pedro Rodrigues, reconhecido artista plástico.
Às 15h00, volta o workshop “Casa Pop-Up”, e pelas 16h00 realiza-se a visita orientada por Luís Monteiro, da Divisão de Gestão Ambiental da Câmara do Porto, “Jardim: a joia mais verde da casa”.
Também haverá espaço para a sétima arte: o filme “As culturas que vem de longe”, será exibido às 16h30. A curta-metragem de animação “resulta de histórias tradicionais contadas por emigrantes de várias nacionalidades acolhidos pela Comunidade de S. Cirilo”, associação “vizinha” da Casa Marta Ortigão Sampaio, e é uma produção do projeto CLIA Anilupa com colaboração do Pelouro da Educação da Câmara do Porto.
“Poesia no Museu”, chega-nos às 17h00, “um momento de leituras soltas junto a pinturas ou peças da coleção do museu”, da organização internacional sem fins lucrativos, e movimento filosófico, Nova Acrópole.
Por fim, às 17h30, acontece “um momento de confraternização entre amigos e os vizinhos” da casa-museu.
As atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia através do formulário disponibilizado pela Câmara do Porto.
Foto: Ágora