PUB
Recheio 2024 Institucional

Casa do Cinema Manoel de Oliveira candidata a fundos europeus

Casa do Cinema Manoel de Oliveira candidata a fundos europeus

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Fundação de Serralves submeteu candidatura a fundos comunitários para a concretização do projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, assinado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, com um montante total elegível de 2,5 milhões de euros.

A candidatura foi enviada na passada quinta-feira, último dia do prazo, para a sua apresentação no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, confirmou fonte oficial da instituição portuense.
De acordo com o aviso do concurso, “a taxa máxima de cofinanciamento FEDER aplicável a cada operação a apoiar no âmbito do presente aviso é de 85%”.
Em abril do ano passado, aquando da morte do cineasta, o então presidente da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, garantiu que a instalação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira no parque dependia apenas de fundos comunitários e da abertura das candidaturas ao programa operacional regional Norte 2020.
De relembrar que, em novembro de 2013, a Fundação de Serralves, a então secretaria de Estado da Cultura e o realizador Manoel de Oliveira assinaram um protocolo para a construção da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
O espaço previsto para acolher o espólio do realizador terá um anfiteatro e um local para exposições e será erguido no extremo nordeste do Parque de Serralves, com um projeto do arquiteto Siza Vieira que aproveitará a antiga garagem do conde de Vizela.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz