Depois das obras do projeto de restauro e adaptação, assinado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, a Casa de Serralves abre esta segunda-feira ao público. O equipamento passa, assim, a estar disponível para visitas, todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00.
O projeto envolveu a criação de “melhores condições” para acolher visitantes, sobretudo com mobilidade reduzida, e a renovação de “estruturas e revestimentos”, que, de acordo com a Fundação de Serralves, permitem alcançar “o ambiente museológico necessário para acolher importantes exposições”, como as da Coleção Miró, propriedade do Estado Português, à guarda do município do Porto, e em depósito na fundação.
Os trabalhos em causa tiveram o apoio da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do protocolo assinado em julho de 2019, e assegura “a total integridade do edifício”, que teve início em setembro do ano passado.
Segundo realça a Fundação de Serralves, em comunicado enviado às redacções, uma visita à Casa de Serralves significa “uma viagem no tempo”, uma vez que se trata de um “exemplar único da arquitetura Art Déco”, que remonta aos anos 30 do século XX.
O espaço teve a intervenção de nomes significativos da época como José Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques-Émile Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt.